Tipos de Papel: Conheça mais sobre seus tipos!

10Você não precisa entender dos tipos de papel para colocar em ação um plano de divulgação de material impresso. Se você está pensando em fazer o material de divulgação da sua empresa, mas não sabe quais são os melhores tipos de papel, vamos ajudá-lo a descobrir contando um pouco sobre cada um deles e qual o melhor jeito de usá-los.

Tipos de Papel: Conheça mais sobre seus tipos!

tipos de papel mais usados: couché e offset

Os tipos de papel mais usados no Brasil são o papel Couché e o papel Offset. Esse é um dos tipos de papel mais usados e por várias razões, mas uma das principais é pela lisura e beleza.

Papel Couché brilhante e fosco

O papel Couché pode ser encontrado em dois tipos de acabamentos: brilho ou fosco. O papel Couché brilho tem uma textura mais lisa e, obviamente, é mais brilhante. Devido à camada fina de revestimento que envolve esse tipo de papel, ele acaba salientando mais as cores. Então, o Couché brilho deixa as cores mais vivas! Ele é ótimo para material de divulgação que possui imagens como os catálogos, por exemplo.

Já o papel Couché fosco, contudo, proporciona uma aparência mais requintada. As cores ficam mais puras. O Couché fosco é ideal para material de divulgação que possui texto, pois facilita a leitura. Ele é um tipo de papel um pouco mais caro do que o Offset e oferece maior variedade de gramaturas. As principais gramaturas do papel Couché são 115g; 150g; 170g; 230g e 300g. Esse tipo de papel é muito utilizado e fica ótimo para cartões de visita, flyers, folders, catálogos entre outros. Além disso, você sabe qual é a melhor gramatura do papel para seu impresso?

Papel Offset para larga escala

O papel Offset é mais usado para produções de larga escala devido ao seu custo baixo, por exemplo, bloco de notas, envelopes, panfletos, entre outros. O seu acabamento é liso e ele até lembra o papel sulfite que usamos no cotidiano, porém o papel Offset possui maior qualidade.

Papel reciclado para sermos sustentáveis

Paralelo ao papel Offset temos o papel reciclado que possui características semelhantes. O material reciclado, obviamente, é um material sustentável. Por isso mesmo, é mais amarelado ou cinza, e as cores da impressão ficam opacas. É uma opção sempre perfeita para marcas que tem viés sustentável.

Papéis especiais como o Starlux

Há outros tipos de papel também, mas menos usados no Brasil como o papel Starlux e os papeis especiais. O papel Starlux é um tipo de papel cartão, revestido dos dois lados. A impressão nele é de ótima qualidade. Por ser tipo cartão, ele é mais rígido e encorpado. O papel Starlux é mais usado em pastas. Outros tipos de papel, mais especiais, são os metálicos, coloridos e texturizados.

Há outras coisas a se considerar em todos os tipos de papeis que citamos, entras elas, peso, formato, cor, textura e gramatura. Mas vamos tratar sobre o assunto em outro post, em breve.

Tipos de Papel: Conheça mais sobre seus tipos!
3 (60%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *