WhatsApp nos Negócios: Saiba como usar

Muito, muito possivelmente, você usa o WhatsApp. Hoje em dia, o aplicativo tornou-se mais do que uma ferramenta de troca de mensagens instantâneas. Ele também ajuda nos negócios, principalmente no relacionamento com os clientes. Usado por mais de 800 milhões de usuários, este veículo de comunicação, contudo, precisa ser bem usado por empresários ou profissionais autônomos.

WhatsApp nos Negócios

saiba usar o WhatsApp nos Negócios

Uma das dicas mais importantes a se levar em conta na hora de usar o WhatsApp nos negócios é que a empresa nunca deve esquecer que se trata do telefone pessoal do cliente. Ou seja, nada de abordagens invasivas. É importante pedir autorização para o seu cliente antes de enviar mensagens. Inseri-lo em grupos em pedir ou mesmo deixar muito clara a utilidade, jamais!

Profissionais autônomos podem e devem usar o WhatsApp para lidar com clientes. Assim, coloque o seu número no cartão de visitas. Para marcar hora ou mesmo levar algum produto que o cliente deseja em algum endereço, o aplicativo facilita o dia a dia de todo mundo.

Outra dica importante: evite vender produtos via WhatsApp, a menos que o seu cliente solicite. É muito mais respeitoso – e por isso mesmo proveitoso – que você fale com o cliente pessoalmente que ele pode pedir os produtos ou serviços via aplicativo. Grandes empresas estão sendo mal vistas pelos clientes pelo envio sem medida de SMS. Não cometa este erro. A menos que tenha autorização ou mesmo familiaridade com a pessoa, não envie “propagandas”.

O WhatsApp também é perfeito para fazer o pós-venda. Alguns dias depois do atendimento, entre em contato de maneira mais informal para saber se o cliente está satisfeito. Envie mensagens curtas e não prolongue a conversa.

Com a possibilidade de envio de áudios, é extremamente importante checar se o cliente pode ouvi-los – e nunca mande mais do que 30 segundos de áudio.

Outra delicadeza indispensável no tratar por WhatsApp é enviar mensagens apenas em horário comercial. Mesmo que você não exija resposta imediata, o envio em horários incomuns não passa uma boa impressão. Aproveite este canal de comunicação com gentileza e boas vendas!

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