Como aprender sobre o empreendedorismo no mundo

Já ouviu falar do Global Entrepreneurship Monitor? É um programa de pesquisa em nível mundial que analisa o quão empreendedor um país é. Em 2011, o Brasil ficou na liderança do G20 (grupo das maiores economias do mundo) e esse índice passou a ser um dos destaques. Dá pra entender melhor como está a situação do país a partir do chamado GEM e a gente te explica como isso funciona!

1)    O que ele considera?

O GEM considera o número de pessoas que empreendem em um determinado país, sendo que 60 países do mundo participam.  Ele analisa a porcentagem de pessoas adultas que tocam o próprio negócio, mas o índice só conta os empreendimentos com mais de três anos e meio de experiência. Além disso, ele analisa a motivação dos novos negócios, além de inspiração e o contexto do país quanto ao empreendedorismo.

Por exemplo, ele levaria em conta programas como o Start Up Brasil para saber se o governo está estimulando empreendimento por aqui, além de iniciativas privadas que surgem pra ajudar nessa também.

 2)    Como o Brasil está, nisso tudo?

Liderando o G20 e contando com iniciativas cada vez mais bacanas, o Brasil tem crescido bastante. Quase 20% da população adulta toca o próprio negócio, seja uma empresa com 50 funcionários, seja um empreendimento que conta com três pessoas trabalhando.

Para cada pessoa que empreende por necessidade, como os que acabam demitidos de seus empregos e têm de se virar para ter uma renda o quanto antes, há duas que empreendem por “oportunidade”. Em resumo, o brasileiro está mais interessado em ter seu próprio negócio, e não necessariamente por uma necessidade ou carência de renda. Estamos cada vez mais inovadores! E quase metade dos empreendedores brasileiros buscam mais independência profissional para si mesmos.

 3)    E no que isso te ajuda?

Pensa comigo: quer coisa melhor do que saber como está o seu país antes de investir, inovar, mudar algo e lançar um novo negócio? Conhecer mais o que está em voga, o que é destaque ajuda muito!

Gostou de saber mais sobre como entender a situação do Brasil nisso tudo. Conhece mais alguma informação interessante? Conta pra gente! Estamos no Facebook, no Twitter e você pode comentar por aqui também. Conte com os serviços da Zocprint para o seu cartão de visita, sua capinha de iPhone, suas etiquetas e carimbos – tudo personalizado e totalmente online.

One Comment

on “Como aprender sobre o empreendedorismo no mundo
One Comment on “Como aprender sobre o empreendedorismo no mundo
  1. Pingback: Escritórios de coworking!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *