Como aumentar as vendas?

Alguns dizem que, pra vender bastante, você tem de nascer com o dom de vender. O.K., você pode até ser extrovertido e saber chamar a atenção do cliente, mas um planejamento básico e noções de estratégia na hora da venda fazem a diferença.

1)    Planejamento? Por escrito e com atenção.

Você quer fazer isso, aquilo e depois aquela outra coisa? Está tudo claro, pra você? Mas faça questão de anotar. Primeiramente, porque ninguém é de ferro e você não vai ter seu planejamento sempre prontinho, na sua mente, esperando pra quando você precisar dele. E também porque deixa tudo mais organizado. Gerencie tempo e tenha tudo anotado sempre – assim, você não se perde na euforia do dia a dia na área de vendas.

 2)    Quem é seu cliente?

Há um cliente que você idealiza, há outro que é seu cliente real. Sua empresa pode vender produtos voltados ao público masculino, mas de repente são as mulheres que compram – seja pra presentear, seja por optar pelos produtos. Saiba diagnosticar quem compra seus produtos: quanto mais dados, melhor! Assim você adapta seus produtos, sua postura e tudo mais ao cliente em potencial e ao cliente que já te procura.

3)    Por que compram seu produto/serviço?

Compras por necessidade, compras motivadas pelo preço atrativo, compras motivadas pela exclusividade do produto… Saiba qual o motivo que leva o cliente a comprar seu produto – e mude sua postura, sua atitude de acordo com isso.

Sim, é claro que seu produto é ótimo, mas uma característica em específico é o que decididamente faz o cliente optar pelo seu, e não pelo da concorrência. Um advogado é procurado em caso de necessidade, talvez? E os bolos que você faz? O preço é acessível? Tente identificar isso, assim você sabe como vender.

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