Como criar um plano de negócios – Parte III

E chegamos à parte final. Este é o último post da nossa série especial. Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, o porquê você deve ter um, e já descobriu quais elementos devem estar presentes, vamos para a parte mais prática do uso de um plano de negócios. Afinal, não basta você ter um pronto e não saber como usar, não é?

Ter um plano de negócios para a sua empresa é como ter um guia. Ele vai te mostrar qual caminho seguir para que você consiga ter os melhores resultados. Para criar o seu plano de negócios e fazer uso desse material, existe um processo cíclico que você deve seguir na sua empresa, com cinco etapas diferentes. Veja como elas funcionam:

Como criar um plano de negócios1)      Ideia: Surgem as ideias, que são analisadas pelo empreendedor.

2)      Oportunidade: Depois de escolher uma ideia, deve se identificar a oportunidade de maior retorno.

3)      Plano de Negócios: Tem início o desenvolvimento do plano de negócios. Nessa etapa, pode se rever a ideia ou oportunidade inicial. É aqui que você vai utilizar todas as dicas que demos nos posts anteriores sobre o assunto.

4)      Obter recursos: Com o plano de negócios pronto, já se sabe quais serão os recursos necessários para dar andamento no projeto, e passa a buscar esses recursos.

5)      Gerenciar o negócio: Com a operação em andamento, novas ideias surgem e novas oportunidades são identificadas. Durante o gerenciamento, deve-se rever e adaptar o plano de negócios, ou criar um novo.

Essas etapas do processo empreendedor são uma maneira de facilitar o seu trabalho, para que você consiga planejar todos os processos do seu negócio, desde o planejamento de uma ideia até a implementação, e gestão da empresa.

Lembrando que sempre que for necessário, você deve revisar seu plano de negócios e todo o processo, se atentando aos detalhes e prazos para a conclusão do projeto.

 

Gostou da nossa série? Esperamos que as dicas da Zocprint tragam muito sucesso para o seu negócio. 🙂

Avalie

One Comment

on “Como criar um plano de negócios – Parte III
One Comment on “Como criar um plano de negócios – Parte III
  1. Pingback: Ano Novo, material gráfico novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *