Como tornar sua equipe mais unida?

Se você tem seu próprio negócio, já deve estar acostumado com toda a dificuldade em lidar com diferentes pessoas em uma mesma equipe. Conciliar o que cada um deseja e o que cada um idealiza pode complicar a situação, mas a gente te dá uma luz! Olha só as dicas.

1)    Estabeleça os valores da empresa

É claro que nem todos têm o mesmo objetivo na vida ou idealizam as mesmas coisas. Mesmo assim, você deve deixar claro qual é a filosofia da empresa e fazer com que seus funcionários sintam-se parte disso.

A empresa costuma estimular trabalhos voluntários? Qual o impacto da empresa no mundo, no país, na cidade? Quem vocês querem atingir com o marketing, com as ações da empresa? Há preocupação com o meio ambiente? Responda a essas perguntas e deixe claro aos seus funcionários o quanto isso importa.

 2)    Estimule encontros, trabalhos voluntários… Tudo em grupo!

Pode parecer besteira, mas esse tipo de convivência faz a diferença. Sim, aquela conversa amigável entre os funcionários faz a diferença. Criar um ambiente amigável faz a diferença. Juntar o pessoal para doar sangue? Ótimo. Juntar o pessoal para comemorar um ano de empresa? Ótimo. Tudo para tornar os funcionários mais próximos e estimular um espírito de equipe. Isso muitas vezes reflete no que você transmite ao cliente!

 3)    Fofocas? Não mesmo!

E agora? Surgiu aquela inimizade ou intriga? Não aceite fofocas ou comentários próximos a você. Estimule uma reconciliação ou negociação, mesmo que se inteire sobre o assunto. É necessário manter uma postura imparcial para que você possa manter a equipe unida.

Obviamente, isso não inclui casos de abuso de autoridade ou postura que vá contra o que se espera de um profissional. Saiba tomar frente nesses assuntos e, ao saber qual é a situação, tomar as devidas providências.

4)    Procure conhecer os membros da equipe

Fez aquela reunião com todo mundo e organizou cada ação, cada detalhe? Ótimo, trabalho quase feito. Saiba que em alguns momentos você precisa ouvir os membros da equipe. O que fulano está fazendo? Ele tem pesquisado novas maneiras de desempenhar a função? Quando ele faz aniversário mesmo? Crie um ambiente em que as relações não sejam maquinais, mas sim pessoais!

E você, já tem uma equipe no seu novo empreendimento? Aproveite as dicas para tornar o relacionamento melhor e tornar a equipe bem unida! Tem alguma sugestão? Mande pelos comentários, pelo Facebook ou pelo Twitter! 😉

Como tornar sua equipe mais unida?
Avalie

2 Comments

on “Como tornar sua equipe mais unida?
2 Comments on “Como tornar sua equipe mais unida?
  1. Pingback: Mães: empreendedoras em potencial!

  2. Pingback: 5 erros comuns que os líderes devem evitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *