“Keep calm” e empreenda!

banner-blog-keepcalm-e-empreenda MENORRRR

Rotina de empreendedor não é fácil e começar a empreender pode ser ainda mais difícil. Muitas vezes, você tem de lidar com um nível de estresse que atrapalha tudo – e lidar com isso da melhor maneira é essencial. Quer umas dicas pra combater o estresse? Olha só!

1)    Inspire… Expire… E empreenda!

Não é à toa que o ato de “respirar fundo” é boa opção, não? Em situações de estresse e nervosismo, é comum que até a sua respiração mude de ritmo e você sinta que está descontrolado. É uma reação do que chamam de “sistema nervoso simpático”, e exige que você respire com calma e tente se acalmar.

Mais do que isso, previna tais situações: mantenha uma rotina que não te deixe em situações extremas e mantenha uma alimentação adequada. Também ajuda muito manter o cronograma em dia, a rotina organizada, para ajudar no dia a dia.

 2)    Não há perfeição, mas sim progresso.

Você pode (e deve, caso queira obter sucesso) ambicionar o melhor serviço, os melhores produtos… Mas ficar na neura, em busca de uma perfeição inexistente só te prejudica.

Sempre que elaborar um projeto ou tentar algo diferente, pense que há possibilidade de erro ou de que algo dê errado – nem que seja um detalhezinho. Tudo pode dar certo? Pode, é claro. O segredo é buscar progresso e ter consciência dos pequenos passos que fazem parte da sua caminhada para o sucesso.

 3)    Tente adequar o ambiente

Ficar de olho nos lucros e nos gastos te estressa? Comparar preços? Identifique o que pode te causar estresse e identifique também elementos que colaborem para isso.

Um exemplo: se parar para analisar as finanças te deixa bem estressado, construa um ambiente em que essa atividade seja feita mais rapidamente e melhor. TV ligada? Ouvir rádio enquanto analisa? Evite e valorize o foco nas atividades mais comuns e estressantes para você. Colocar algo que te tranquilize para ajudar nessas horas também é uma boa opção – desde um incenso até uma música de fundo.

Quer parar o expediente pra descansar? Opte pela ginástica laboral, aquela que é feita no ambiente de trabalho mesmo. Procure pela melhor opção de acordo com o que te faz sentir melhor e, se necessário, procure um profissional para te orientar melhor!

 4)    Tá difícil? Pense no que já foi

O estresse está alto e você se sente cansado? Uma boa opção é pensar no que já foi. Os seus esforços, o que você já conquistou, o que já fez… Lembre-se disso e tudo parecerá mais fácil. Tenha consciência das conquistas do seu empreendimento e, mais do que isso, das suas conquistas como empreendedor.

O estresse pode chegar a nível de doença, então não custa nada tomar cuidado. Procure um profissional caso a pressão chegue a esse nível e você se sinta desconfortável. Tem mais alguma dica para aliviar ou combater o estresse na hora de empreender e ter tanta responsabilidade? Mande pra gente pelos comentários, pelo Facebook ou por um tuíte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *