Lições de empreendedorismo no filme “Joy – O nome do Sucesso”

Joy-Lições-Empreendedorismo-Post

No início deste ano, chegou aos cinemas o filme “Joy – O Nome do Sucesso”, estrelado pela atriz Jennifer Lawrence. O longa dirigido por David O. Russell conta a trajetória de Joy Mangano, uma das maiores empreendedoras dos Estados Unidos. Perfeito para inspirar, a produção também oferece muitas lições para quem já está na batalha por um lugar ao sol no empreendedorismo. E vamos falar sobre três delas.

A história de Joy Mangano é cheia de altos e baixos. Ou mais baixos do que altos. Em algum momento do filme, é possível sentir a agonia da dona de casa que queria ir mais além. Joy precisou de muita resiliência para “dar certo”. Mas vamos ao que interessa: o que podemos aprender com Joy Mangano? Quais são as lições de empreendedorismo?

Joy-Mangano-Filme-Empreendedorismo

Joy Mangano.

 

Ninguém vende o seu negócio melhor do que você.
Por isso, nada de deixar com outras pessoas a missão que é sua. Vença a timidez, o medo do não ou mesmo a preguiça disfarçada em um monte de desculpas. Se você mesmo vender o seu negócio para potenciais clientes, parceiros ou fornecedores, há muito mais chances deles comprarem sua ideia. É você que sabe todos os detalhes do negócio, sem falar no entusiasmo que é só seu, porque o sonho é seu.

Monte uma rede de pessoas que o apoiarão.
Empreender pode ser uma experiência solitária. Mesmo que você tenha uma equipe, a responsabilidade é só sua e nem sempre há pessoas ao lado para dividir os bons e os maus resultados de maneira que você se sinta acolhido. Por isso, monte de uma rede de apoio. Seja com membros de sua família ou amigos, é importante ter alguém para dividir experiências e decisões. Essas pessoas não precisam ser investidoras, ou seja, não é necessário que elas coloquem dinheiro no seu negócio para fazer parte dessa rede. Basta sim que elas sejam sinceras e de verdade queiram o seu sucesso.

Persevere, mesmo quando tudo for improvável.
Ao final do filme, você pode ficar com uma sensação de que no lugar de Joy, você não teria tentado tanto. Ou você aprender que nenhum esforço é inútil e que quase sempre é uma questão de persistir mesmo.

Empreender é trabalhar hoje para algo no futuro. Nem sempre você vê os resultados no mesmo momento. E acreditar nesse futuro é o combustível para não desistir. Se você ainda não assistiu “Joy – O Nome do Sucesso”, vale a pena a experiência. Inspire-se com a trajetória de Joy Mangano e escreva a sua história de sucesso no empreendedorismo.

Assista ao trailer!

 

Banner-Cartões-de-Visita