Será o Pokémon Go uma oportunidade de ações de marketing?

Pokémon_Go_Negócios_Post-780x175

A essa altura do campeonato, você já deve estar a par da febre “Pokémon Go”. O joguinho para smartphones que virou uma febre em vários países do mundo, incluindo o Brasil, já está também sendo “aproveitado” por pequenos e médios empresários para conquistar novos clientes.

Lançado no início do mês nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e Reino Unido – no Brasil o lançamento foi antecipado para esta semana – o fenômeno tem mexido com todo mundo e pode ser sim um ótimo chamariz para atrair novos clientes. Ou seja, que tal usar a febre “Pokémon Go” como ferramenta de marketing?

Em Nova York, uma pizzaria comprou personagens do joguinho por apenas US$ 10 e as vendas aumentaram 75% no fim de semana pela ativação do recurso “módulo de atração”, que atraem pokémons para os estabelecimentos, o que consequentemente convida a novos clientes.

Se você é dono de bar, restaurante, café, lanchonete ou qualquer outro tipo de comércio que reúna pessoas, pode ser interessante criar ações de marketing que usem indiretamente esta novidade. Uma das razões que têm feito de “Pokémon Go” um fenômeno é porque o game usa realidade virtual aliada ao GPS. Os pokémons são espalhados pelas cidades e o objetivo é capturá-los.

A marca “Pokémon Go” pertence à Nintendo. É importante pesquisar os direitos de uso da marca antes de realizar qualquer ação. Mas independentemente de comprar os personagens ou usar a marca, é possível aproveitar a febre com ações que remetem ao fenômeno e ao comportamento das pessoas em relação ao jogo. Ideias podem brotar aos montes, inclusive para alcançar um novo target de clientes.

Um dos desafios de empreender é conseguir transformar qualquer experiência de massa (que envolve o grande público) em oportunidades de negócios. Para tal, é importante ser curioso, observar as pessoas sem julgamento e se perguntar o tempo todo, inclusive, sobre a chance de novos negócios.