Identidade Visual: O que você precisa saber

Você entende a importância de uma identidade visual para o seu negócio? Veja bem, perguntamos se entende e não se sabe. Isso porque saber você provavelmente sabe, por já ter lido em algum lugar ou mesmo por alguém já ter falado sobre o assunto com você. Entender é algo que vai um pouco além…

Foi pensando em ajudá-lo a entender a importância de uma identidade visual para o seu negócio que criamos esse artigo com informações pontuais e analíticas sobre o assunto. Vamos lá?

Para ser lembrado, você precisa ser visto, certo? Como você acha que as pessoas lembram do seu negócio? Consegue imaginar que imagem se forma na mente de seus clientes? Em resumo, sua empresa precisa de um rosto.

o “Rosto” da sua identidade visual

Identidade visual cira um rosto

Sim. Esse rosto será formado por cores e formas. Ou seja, por um logotipo. Depois de formado, o rosto de sua empresa será estampado em todo o tipo de material que vier a produzir: cartões de visita, artigos de escritório, material de divulgação impresso e por aí vai.

Façamos um teste!

Você consegue visualizar o rosto do Mc Donald’s? Muito provavelmente, sim.

Essa uniformização de tudo que pode ser visto por alguém é uma das razões de uma empresa ser bem vista por seus clientes, parceiros ou fornecedores. Ou seja, tudo o que sai da sua empresa tem a mesma identidade visual.

Manter uma identidade visual em tudo o que a empresa produz transmite credibilidade, profissionalismo e, por isso mesmo, confiança. E nenhuma empresa consegue consolidar uma marca sem passar confiança.

O trabalho de consolidação de uma marca está relacionado com esse rosto que deve ser criado. Juntamente, claro, com outros diferenciais como qualidade do serviço/produto, atendimento, entre outros. A consolidação só é possível com o tempo e o bom uso desse rosto. Quanto mais pessoas o verem, mais se lembrarão dele. Simples assim.

Vamos fazer um outro teste? Você consegue imaginar uma Coca-Cola sem visualizar as cores vermelho e branco? E os produtos da Apple, em sua memória eles surgem sem a maça mordida?

Um dos motivos que levam pequenos empreendedores a dar pouca importância para a identidade visual é que normalmente esses pequenos empreendedores não imaginam seus negócios grandes como uma Coca-Cola, Apple ou até o Google – que já virou até verbo!

Identidade Visual das cores ao detalhe

A sua empresa pode vir a ser tão indispensável assim, sabia? Por isso que material personalizado não é mero detalhe. As cores que você escolhe influenciarão, os elementos gráficos também, assim como a frase de assinatura, caso você opte por uma. Tudo é detalhe, mas nunca esses detalhes foram tão poderosos como hoje, quando a atenção do cliente é disputadíssima.

Então, saber quais são as cores mais adequadas para divulgar sua marca é muito importante. E aí – bingo! – é imprescindível ter ao seu lado quem entende disso. Você sabia que mais de 90% das pessoas leva em consideração a imagem de um produto na hora das compras?

Convencido de que ter a imagem certa é importante? Advogados não podem usar cores fluorescentes ou jamais conseguirão conquistar clientes. Cores sóbrias, neste caso, passam muito mais seriedade. Da mesma forma, profissões ligadas à beleza não podem usar cores de maneira desordenada, sem harmonia, afinal, a beleza é o próprio objetivo a ser alcançado.

Cores Identidade Visual Post

Bom, diante de tantos pontos que você deve levar em consideração para entender a importância da identidade visual, fica de lição de casa de se colocar no lugar do cliente e pensar como cada um desses pontos afeta você. Quando perceber que você mesmo é fortemente impactado por identidades de outras marcas, sem dúvida você vai entender e até querer construir a identidade visual do seu negócio.

Agora, talvez o que você não saiba é que existem “lugares”, como a Zocprint, por exemplo, onde é possível “cortar caminhos”. Ou seja, na ZOC você encontra modelos de artes já prontas para usar. São vários segmentos e profissões. Por isso vale a pena visitar o site e conhecer como você pode criar desde panfletos a canecas personalizadas até banners e placas de acrílico seguindo uma identidade visual única. Além dessa facilidade – imagina o tempo e o dinheiro que você economiza? – você conta com os preços mais baixos do mercado. Ah, e você também não precisa fazer grandes pedidos, basta comprar apenas o que você precisa.

Identidade visual sem segredos, e de maneira fácil e rápida, é possível. Comece agora a construir a sua e não saia da mente de seus clientes.

Identidade Visual: O que você precisa saber
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *