Resolução e tamanho da imagem: Qual a diferença

Você já pode ter se perguntado: qual a diferença entre resolução e tamanho da imagem? Às vezes é confuso mesmo, principalmente quando alguém nos pede para enviar uma imagem em uma resolução específica, mas na verdade o que a pessoa precisa é de um tamanho específico. Vamos tentar explicar.

qual a diferença entre resolução e tamanho da imagem?

qual a diferença entre resolução e tamanho da imagem?

Resolução e tamanho da imagem são dois termos relacionados à área de design. Quem trabalha diretamente com essa área, mesmo não fazendo parte dela, sabe bem. O que você precisa entender, contudo, é que tudo começa com o tal do pixel. Já ouviu falar em pixel?

Pixel nada mais é que o elemento básico da composição de imagens no mundo digital. Existem outras categorias, como o vetor, mas por enquanto vamos falar apenas em imagens bitmap. Já resolução é a medida da imagem.

Outro termo que precisa saber a definição é reamostragem. A reamostragem está relacionada à diminuição dos pixels de uma imagem, mas não do tamanho final da imagem. Então, quando alguém te pedir uma imagem em alta resolução, é importante você perguntar duas coisas: qual o tamanho que a pessoa precisa e a resolução.

Por que são duas coisas diferentes resolução e tamanho da imagem? Porque uma imagem pode ser apenas para ilustrar uma página de internet, por exemplo, ou seja, uma imagem “pequena”, mas ainda assim seja preciso que seja de “boa qualidade”. E aí, qual seria o tamanho e a resolução indicados?

jpeg e tiff

A melhor parte de toda essa história é que as câmeras digitais que praticamente todo mundo usa hoje já foram projetadas para o meio digital. Essa “adaptação” tem o nome cotidiano de JPEG. Reconheceu? Isso quer dizer “compactado”. Já as imagens feitas para serem impressas chamam-se TIFF, que significa não comprimido. Ou seja, se você deseja que a imagem preserve a qualidade, salve a imagem no formato TIFF superior. Essas são as mais indicadas para impressão.

Porque os monitores exibem imagens em 72 pixels por polegada, é preciso, para que as imagens fiquem boas, que as medidas fiquem ajustadas. Para calcular o ajuste correto, some a altura pela largura e divida por 72. É importante, claro, levar em consideração a resolução do seu monitor.

O mais importante de tudo isso é entender que depois desses ajustes para uma possível publicação para a internet, o mesmo material não vai ficar bom para ser utilizado como um material impresso de qualidade. Para resolver isso, é preciso salvar essas imagens, antes, ou seja, na versão original, na maior resolução possível. Resumindo: são dois tipos diferentes de imagem. Agora sim você pode aplicar cada qual no seu lugar e obter o melhor de cada veículo.