Identidade visual e plano de negócios: o casamento perfeito!

Identidade_Visual_Post

Semana passada, demos algumas dicas sobre como criar a identidade visual do seu negócio. Para reler o post, clique AQUI.

Neste primeiro post, tratamos sobre como a identidade visual da sua marca deve condizer com o que é o seu negócio. Parece óbvio, mas na prática pode não ser. Ainda mais se design não é um assunto familiar. Por isso, decidimos voltar ao assunto e dar mais uma importante dica para você.

Na hora de criar um visual que transmita o conceito da sua empresa, será ótimo se você levar em conta: a aparência da sua marca tem que estar presente no plano de negócio.

Como assim?

Você vai precisar chamar a atenção dos seus clientes, certo? E de todos os sentidos que você pode explorar (tato, audição, paladar…), a visão é a mais poderosa ferramenta, concorda? Mais uma vez entra o exemplo da Apple e o seu design simples e minimalista, que flerta com a perfeição. Neste caso, chamamos de “perfeição” o objetivo da Apple, que tem o propósito de “preencher”. O cliente Apple se sente “completo”. Se uma pessoa tem um iPhone, ela tem tudo.

Muito filosófico?

Pode ser. Mas tente pensar desta forma simples: o que é imprescindível para o seu cliente?

Se você trabalha com serviços de beleza, por exemplo, talvez o imprescindível para o seu cliente seja estar sempre “bem apresentável”. Resumindo: a sua “arma” para conquistá-lo é o encanto. Cores que encantam (harmonia), fontes que transmitem beleza e, acima de tudo, textos que sejam capazes de mostrar que o seu serviço tornará o seu cliente uma pessoa encantadora.

Nesta etapa do criar a identidade visual do seu negócio, é importante descobrir exatamente o imprescindível para o seu cliente.

Outro exemplo: se você é advogado, possivelmente o que mais precisará transmitir para o seu cliente é segurança. Como se transmite segurança em um visual? Com cores sóbrias como azul marinho, preto ou tons de cinza, por exemplo.

Deixamos um desafio:

Encontre essa palavra que norteará todo o processo criativo da identidade da sua marca. Segurança? Perfeição? Qual é a sua palavra?