CMYK: entenda as cores de uma impressão de sucesso

Cores_CMYK_Post

Você já ouviu falar no sistema de cores CMYK?

Ele nada mais é do que o sistema de cores padrão de impressão. Não quer dizer o único, apenas o mais usado. CMYK é a sigla das cores que representam esse sistema: cyan, magenta, yellow e black.

É importante ressaltar, antes de prosseguirmos, que as cores em monitores são vistas de maneira diferente das cores impressas. Isso acontece porque nos monitores as cores são reproduzidas por luz (RGB) e na impressão, por pigmento (tinta – CMYK). O sistema de cores usado em monitores é o RGB, representado pelas cores vermelho, azul e verde.

CMYK_RGB

Por isso é importante saber: cores visualizadas em monitores podem ter diferenças depois de impressas. Não apenas porque os sistemas são diferentes, mas também porque cada monitor possui uma calibragem diferente. Por exemplo: mais claro ou mais escuro, conforme configurações do monitor.

Isso acontece porque o sistema RGB consegue reproduzir uma quantidade maior de cores do que o CMYK. Por exemplo, a tela consegue reproduzir cores florescentes enquanto a impressão em CMYK não consegue.

Na impressão, as cores são reproduzidas a partir da sobreposição de pequenos pontos (retícula) que através da sua mistura formam as cores que enxergamos. Ou seja, quando combinamos essas cores é que chegamos à cor que você deseja.

Olha só como acontece!

Retícula

Posso utilizar o RGB também em impressões? E o Pantone?

Explicaremos em outros posts!

CMYK: entenda as cores de uma impressão de sucesso
5 (100%) 1 vote