Como faço para usar fotos de famosos no meu material? Parte II

Agora que você já conhece como você pode usar fotos de famosos no seu material, veja o passo a passo que você deve seguir para conseguir a licença de uso da imagem.

1)      Procure a empresa responsável pela licença da marca, ou os escritórios especializados no assunto. Você pode começar acessando o site da Associação Brasileira de Licenciamento.

2)      Antes de escolher a pessoa ou personagem, verifique se ela está de acordo com o público que vai consumir o seu produto para ter uma boa aceitação do mercado.

3)      Verifique se a marca está registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Depois, procure qual é a empresa que está com os direitos da marca.

4)      Não esqueça que mesmo que algum personagem tenha mudado seus traços, ele ainda possui direito de imagem. Nenhum dele é de domínio público, portanto tome cuidado.

5)      Exija um contrato detalhado, com todos os deveres e direitos das duas partes, sua e da empresa que contém os direitos da marca, para evitar futuros problemas. Não se esqueça de deixar estipulado no documento o período exato em que a licença será válida.

6)      Caso você tenha interesse em renovar o contrato após o término do prazo, analise se não é a hora de trocar o personagem, reveja itens como porcentagem de royalties e projeção de vendas.

 

E você, vai usar alguma foto de famoso ou imagem de personagem nos seus produtos, depois das dicas que nós da Zocprint demos para você? Conta aqui pra gente! 😉

Como faço para usar fotos de famosos no meu material? Parte II
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *