Como faço para usar fotos de famosos no meu material?

Muitas vezes, você tem a vontade de utilizar a foto de alguma pessoa famosa, ou um personagem conhecido em seus materiais, para alavancar as vendas e conseguir maior visibilidade do público, não é?

Mas para isso, o mercado de licenciamento de uso de uma marca, imagem ou personagem tem regras próprias, e só concedem autorização para empresas que ainda não tenha ninguém fazendo algo idêntico ao qual ela deseja usar a foto ou imagem. Mas caso a licença não seja autorizada, os responsáveis sempre buscam ajudar as pessoas a encontrar alternativas, como combinar diferentes produtos e personagens.

E não se iluda achando que com a licença, você poderá utilizar aquela imagem para sempre. Cada licença varia do período de um a três anos, e o cálculo dos royalties (porcentagem paga pelo uso da imagem) varia de 4 a 12% sobre a produção e o valor total das vendas, sendo que a prestação de conta pode ser mensal ou trimestral, além da cobrança de adiantamento de 20% sobre o valor total previsto.

Quando o contrato é assinado, você recebe todo o material necessário para divulgação da imagem, como o guia de estilos, manual da marca com padrões de cores, posições e ângulos permitidos para serem utilizados na criação de um protótipo, que é como uma amostra do que você pretende vender. Apenas após a aprovação desse protótipo é que você poderá iniciar toda a produção.

Portanto, quando você decidir fazer uso desse tipo de imagem, se prepare antes para um longo período de negociações, e tenha também uma boa graninha guardada para poder gastar com isso. 😉

Gostou desse post que nós da Zocprint fizemos especialmente para você? Qual sua opinião sobre o uso de imagens de famosos? Comenta aqui embaixo! 🙂

Como faço para usar fotos de famosos no meu material?
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *