O que é tipografia e por que ela é importante?

A tipografia é o processo de criação e arte de um texto, seja ele físico ou digital. Ela surgiu com os tipos móveis, materiais feitos em madeira ou aço com relevos de letras e símbolos. Os reutilizáveis surgiram juntamente com a invenção da imprensa.

O termo tipografia vem do grego typos — “forma” — e graphein — “escrita”. Tipos são os desenhos de famílias de letras. Alguns exemplos de famílias de letras que você já conhece: Arial, Verdana, Calibri, Futura, Symbol. Cada família pode conter diferentes variações, como o negrito, itálico, ligth, além da possibilidade de escrita em CAIXA ALTA, caixa baixa, símbolos (&@#), serifa, espaçamento, pontuação (!?) e números (1 2 3).

Essas variações permitem que você dê uma característica única ao seu documento, transmitindo ao seu leitor no mesmo momento uma expressão não verbal por meio da imagem.

Mas por que eu devo saber isso? Simples! A composição tipográfica tem de ser visualmente envolvente, além de tornar possível seu material legível para não ultrapassar o principal objetivo de um texto: sua funcionalidade – informar.

O interesse visual do seu público-alvo é realizado por meio da escolha adequada das imagens, cores, layout e fontes tipográficas. É todo esse conjunto que faz um “mix” entre os elementos gráficos e o tom do texto que você deseja transmitir.

E no caso de o material ser impresso, você também deve se preocupar com a escolha do papel, a tinta e os métodos de impressão que serão utilizados. Afinal, a sua mensagem não pode transmitir sinais de amadorismo. Quanto mais profissional você demonstrar o seu trabalho, mais as pessoas irão confiar no serviço que você oferece (e não se esqueça, você pode ter um material de apresentação que transmita profissionalismo, escolhendo os seus na Zocprint).

Reunimos aqui 10 dicas básicas para você não errar na escolha da tipografia do seu material:

  1. Não usar mais do que três fontes em um documento – A simplicidade é mais importante. Procure escolher sempre duas diferentes, uma para o título e outra para o texto;
  2. Tamanho legível – Não esqueça que o seu material pode atingir um público que não enxerga muito bem, por isso o tamanho do tipo escolhido deve ser razoável a todos os olhos e que não se torne muito cansativo para o leitor;
  3. Títulos sempre devem ter um tamanho maior do que o texto – O título é o que chama a atenção dos leitores, por isso eles devem sempre conter a mensagem que você quer transmitir e ter um tamanho maior que o restante do texto;
  4. Evite letras decorativas – Elas são mais difíceis de ler e para um texto corrido se tornam ineficazes;
  5. Utilize espaçamento consistente – O olhar do seu texto deve ser fácil de seguir, letras muito juntas ou muito espaçadas criam dificuldades na leitura e tiram a atenção do seu público;
  6. Não utilize letras maiúsculas em textos corridos – As pessoas vão achar dificuldade em ler o texto, além de algumas acharem ofensivo por você estar tentando chamar muita atenção para o seu material;
  7. Utilize elementos de ênfase discretamente – O itálico ou o negrito devem ser usados com muita cautela para não pausar o ritmo de leitura;
  8. Evite utilizar texto justificado – A justificação deve ser usada apenas quando você tem o controle total sobre o texto, ou irá criar espaços que vão perder a consistência no seu material;
  9. Alinhe o texto na horizontal – Diferentemente dos árabes e japoneses, nossos olhos leem automaticamente da esquerda para a direita, e por isso o seu texto deve ser alinhado na horizontal para não trazer dificuldade durante a leitura. Caso você queira inovar e utilizar um texto na vertical, opte por uma linha horizontal rodada em 90 graus;
  10. Utilize linhas de tamanho médio, nem muito curtas, nem muito longas – Prefira texto com de 50 a 80 caracteres por linha (incluindo espaços e pontuações) para dar mais dinâmica e rapidez à leitura.

 

E qual é a sua dica para a escolha da tipografia em seus materiais? Deixe ela aqui embaixo!

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