Como fidelizar clientes? Nós temos dicas valiosas!

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O que você mais quer é conquistar de vez o seu cliente? Agora, a pergunta é: como fidelizar clientes?

Nós temos dicas valiosas!

Se há algumas décadas o cliente mantinha uma relação de pertencimento com as marcas, hoje troca-se a revelia das próprias marcas. Sonho de qualquer empreendedor em um mercado cada vez mais disputado, fidelizar o cliente é o grande objetivo.

Agora, como fidelizar clientes? O que uma empresa de fato ganha com clientes que levam em conta outros valores, além do preço que pagam pelo serviço ou produto? Quais são as vantagens da fidelização?

Um cliente fiel é aquele que, antes de tudo, sabe que a empresa o valoriza. Sim, o primeiro passo é da empresa. Cliente não é fiel a troco de nada. Ele tem que ter alguma vantagem, seja em dinheiro ou produto, ou no mais importante: porque sabe que é visto como pessoa.

Você, cabeleireiro, sem dúvida não tem bons clientes apenas porque faz cortes bem feitos. O seu tipo de cliente valoriza simpatia, educação e aquela relação amigável. É isso que torna um prazer ir ao salão.

Seja sincero, é possível imaginar um cenário contrário? Uma mulher fazendo as unhas calada com uma manicure de gestos rudes? É claro que pode acontecer, mas certamente a mulher não voltará a este salão…

Clientes fidelizados reduzem custos de marketing; permitem negociar melhor com fornecedores, porque eles sabem que a venda é garantida; os preços não precisam ser tão mais baixos (porque o cliente sabe que vale a pena pagar pelo seu produto ou serviço); além de gerar a tão vantajosa propaganda boca a boca.

Então, para começar a fidelizar os seus clientes, tome nota:

  • Anote todas as informações sobre o seu cliente: data de aniversário, gostos pessoais (se tiver a ver com o serviço/produto), e-mail, telefone.
  • Avise-o de promoções significativas (e tome cuidado para não entrar em contato por qualquer motivo).
  • cupons de descontos em datas especiais (e até não especiais, tem coisa melhor do que presentinhos surpresa?).
  • Realize um pós-venda: ligue para saber se o cliente está satisfeito, se precisa de mais alguma coisa, preocupe-se.
  • Presentinhos promocionais são ótimos para mimar o cliente, mesmo que sejam simples. Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa: canetas personalizadas, bloco de notas.
  • Se puder, monte um cantinho para tomar café com o cliente. Deixe à disposição bolachinhas ou doces. Convide-o sem intenção de fazê-lo comprar, ele vai saber a diferença, viu?

Siga os conselhos acima e veja na prática a satisfação de ter clientes que não abrem mão de você. Temos certeza que vai funcionar!

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