Crise: Dicas para Enfrentá-la e Superá-la

Dizem que tempos de crise são tempos de oportunidades. Mas é claro que começar a empreender em tempos de crise exige dose elevada de coragem. Quem já é empreendedor sabe bem. Por isso, hoje, vamos dar algumas dicas de como você pode passar por esse período desfavorável ou mesmo arriscar e empreender. Só não consegue quem não tenta, não é?

pense antes de agir

Manter a calma, ter paciência, apelar para a criatividade, tudo isso é muito fácil de falar, difícil é colocar em prática e não se apavorar diante das contas a pagar e, para quem tem funcionários, dos salários a serem pagos. Bom, mas mesmo que seja um conselho “óbvio”, manter a calma é importantíssimo e, principalmente, evitar tomar decisões precipitadas, baseadas na emoção. Crise é tempo de pensar mil vezes mais antes de qualquer decisão.

Crise: Como superar esse momento

na crise seja transparente

Evite, ao máximo, pedir empréstimos. Negocie, abra o jogo, corte outros custos, mas evite ao máximo o crédito bancário. Em momentos de crise, que no caso atual envolve praticamente a todos, de todos os setores, ser transparente é a melhor opção para chegar à melhor solução.

fortaleça os laços para ser forte

Outro conselho importante é fortalecer os laços com os clientes, com os parceiros e com os fornecedores. Fortalecer laços não significa necessariamente (ou apenas) atender melhor a todos por medo de perdê-los, mas compreender que no empreendedorismo todos fazem parte de uma cadeia, por isso todos dependem de todos. Ainda que tenha planos de expansão, é mais importante, porém, fortalecer os laços. Uma ideia, contudo, é começar a atuar onde seus concorrentes não atuam. Você vai ganhar muito mais espaço.

seja organizado

Parece algo estranho, ou que não fará diferença, mas organizar o estoque e checar possíveis desperdícios vai ajudá-lo muito em tempos de crise. Os produtos que estiverem próximos do vencimento você pode criar uma excelente promoção, o que será bom para todos. O consumidor está aproveitando todas as promoções, mesmo de supérfluos.

Demissões

Hora dos cortes? Bom, corte tudo o que puder, antes de cortar pessoas. Demissões impactam tão profundamente todas as camadas da cadeia que falamos acima, que é sempre bom evitar, sem falar no impacto psicológico. Não duvide disso.

Falando em demissões, é importantíssimo em época de crise ser transparente com sua equipe. Não para desmotivá-la, é claro. Como o medo de demissão paira em todos os setores, se puder sempre dar garantias, é bastante motivador. Não use a crise para “assustar” o funcionário, achando que ele vai produzir mais por medo. Cilada.

divulgue-se

Por último, e não menos importante, invista na comunicação. Anuncie promoções, anuncie serviços e produtos novos, anuncie sua marca para conquistar novos parceiros, para tornar-se indispensável. Há meios bastante em conta para divulgar sua marca, investimento que sem dúvida vai voltar.

Crise: Dicas para Enfrentá-la e Superá-la
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *