5 lições de empreendedorismo que você aprende com o Corinthians

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Quer você seja corintiano, quer não, já deve ter ouvido do sucesso do time. O time tem o nome mais valorizado entre os brasileiros e virou um sucesso no marketing esportivo, sem sombra de dúvida. A gente separou cinco lições que o Corinthians pode te ensinar – mesmo que você seja palmeirense.

1)    Diversifique os produtos

Você faz sucesso em um ramo e acha que pode dar uma diversificada? Faz cupcakes, bolos e tudo mais, mas pretende fazer salgados para vender? Aproveite seu sucesso em todo o resto e invista para variar e garantir ainda mais público.

O Corinthians já lançou lingerie com a marca do Time, mochilas e outros tantos produtos com a temática do time. As lojas do Todo Poderoso estão por aí e são ótimas para quem é da Fiel.

 2)    Vá ao encontro do seu público

As lojas do Corinthians estão em locais bem propícios para que os torcedores encontrem prontamente os produtos. Em regiões conhecidas por concentrarem mais membros da Fiel torcida, como a Zona Leste de São Paulo, as lojas estão nos principais shoppings e se popularizaram por toda a cidade, depois de um esforço inicial.

Torne sua marca, sua empresa, seu empreendimento acessível a quem é seu cliente em potencial ou já é cliente há algum tempo – seja por mídias sociais, seja ao vender seus produtos em um lugar específico.

 3)    Não é só um cliente, é o seu cliente

O Corinthians associa diferentes métodos de identificação do torcedor com a marca da melhor maneira. Você pode ser um membro da torcida cadastrado no site, pode acessar promoções exclusivas, manifestar sua opinião no Mural da Fiel e muitas outras atividades que unem mais a torcida e a identificam com seu time.

Faça promoções, envolva seu cliente e faça com que ele se sinta parte “da família”, da torcida. Ele é mais do que um cliente, é o seu cliente – e merece se sentir assim a cada compra ou ação para divulgação do seu negócio.

 4)    Você também tem responsabilidade social

Conseguiu destaque com seu negócio? Não se esqueça de que, antes de ser um empreendedor, você é um ser humano e merece se envolver em certas ações. O Corinthians já fez ações como o “Sangue Corinthiano”, que estimulou a doação de sangue por parte de pessoas da fiel torcida.

Estimule quem faz parte do seu empreendimento a fazer isso. Mais do que uma dica de empreendimento, esta é uma dica interessante num geral! 😉

 5)    Aproveite os meios de divulgação que tiver

Seja através de jogadores com muito nome no mercado sendo contratados, seja através de redes sociais, o Corinthians faz parte dos times que investem em conteúdo sobre o que faz –  Facebook, Twitter, Youtube… Tudo à disposição do torcedor!

Como a gente já mencionou, essa interação traz novos clientes e torna quem já é seu cliente mais próximo. É uma ótima opção para divulgar sua marca, de acordo com seu público.

E aí, gostou das dicas? Tem alguma sugestão? Aliás, já fez uma capinha de iPhone do Corinthians ou uma caneca personalizada? Confira na Zocprint e conte pra gente pelo Facebook, pelo Twitter ou pelos comentários do blog!

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