Números Gráficos: 1×0, 1×1, 2×0, 4×0, 4×1 e 4×4

Talvez você já tenha se perguntado o que significa os números gráficos 1×0, 1×1, 2×0, 4×0, 4×1 e 4×4 referentes a assuntos de impressão gráfica. Quer saber o que representam?

É claro que para garantir uma impressão de qualidade você não precisa compreender processos ou entender termos técnicos, basta confiar em uma gráfica que garante bons serviços. O que importa, afinal, é que seu pedido de material impresso chegue bem feito e no prazo correto. Certo?

Sim, certo. Mas aprendizado nunca é demais e sempre há certo encantamento nos processos das coisas. Como determinado elemento, pontual, único, somado a outro elemento pontual e único, resultam em algo completamente diferente e novo.

entenda o significado dos números gráficos

Em primeiro lugar, 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4 dizem respeito às cores dos vários tipos de material gráfico. São “códigos” simples que representam em um folder, por exemplo:

  • 1×0: a frente do folder possui 1 cor (preto e branco). O verso é sem cor, ou zero cor.
  • 1×1: a frente do folder possui 1 O verso possui 1 cor (ambos preto e branco).
  • 2×0: a frente do folder possui 1 cor, mas a cor não é preto e branco, aí é especificada a cor. Ou seja, 2 representa 2 cores misturadas. O verso é sem cor, ou zero cor.
  • 4×0: a frente do folder é colorida, nas cores CMYK (que é formada por quatro cores: ciano, magenta, amarelo e preto). O verso é sem cor, ou zero cor.
  • 4×1: a frente do folder é colorida, nas cores CMYK. O verso possui 1 cor (preto e branco).
  • 4×4: a frente e o verso são coloridos, nas cores CMYK.

CMYK – o sistema de cores

Por que reforçamos as tais cores CMYK? Porque CMYK é o sistema de cores mais usado em trabalhos gráficos. Há também o RGB, que é o dos monitores, mas o CMYK é o padrão das impressões.

CMYK não é o único, vale ressaltar. É apenas o mais usado. Há, por exemplo, o Pantone, que possivelmente você já ouviu falar. O Pantone é feito de “cores especiais”, que nascem de cores, digamos, “básicas”. As nuances são todas catalogadas. As cores Pantone são muito mais caras, por isso não estão disponíveis em todas as gráficas.

Retícula

Das quatro cores CMYK é possível compor praticamente todas as cores. Os números gráficos 1×0, 1×1, 2×0, 4×0, 4×1 e 4×4 são usados então para simplificar os pedidos de impressão. Por exemplo:

  • 500 folders – papel Couché 120 gm/² – 4×4

Ou seja, o folder é colorido frente e verso.

  • 200 folders – papel Couché 120 gm/² – 1×0

Ou seja, o folder possui uma única cor na frente e o verso não tem nada.

Ficou claro por que usam os números 1×0, 1×1, 2×0, 4×0, 4×1 e 4×4 em pedidos gráficos?

Agora você não vai ficar mais curioso quando vir o seu pedido em uma gráfica.

Números Gráficos: 1×0, 1×1, 2×0, 4×0, 4×1 e 4×4
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *