Como criar um plano de negócios – Parte II

Dando continuando à nossa série de posts, você já viu o que é um plano de negócios e começou a aprender a criar o seu. Vamos mostrar agora mais dois pontos essenciais que não podem faltar no seu plano de negócios, os planos de marketing e financeiro.

Como criar um plano de negóciosAntes de começar a fazer o plano de marketing, você precisa ter um estudo de mercado, com análises sobre o seu setor, clientes, fornecedores, oportunidades, concorrentes e também ameaças. É bom ressaltar também os principais pontos fortes e fracos do seu negócio, para poder medir possíveis riscos. Com esses materiais em mãos, você pode começar a elaborar sua estratégia, colocando as medidas que devem ser adotadas pela empresa e quais são os objetivos, as projeções de vendas, formas de distribuição e política de preços.

Para montar o plano financeiro, você pode solicitar ajudar de profissionais qualificados, pois essa é a etapa mais complicada ao seu criar um plano de negócios.  Primeiro, deve se fazer uma análise do investimento, com a projeção e acompanhamento de resultados da empresa. Dados como investimentos, demonstrativos de receitas e despesas, resultado por produto, impostos, taxas, seguros, depreciações e alocação de recursos também devem estar presentes.

Caso precise de um financiamento, você também deve incluir uma simulação e análise de prazos, amortização, juros, taxas, carências, e todos os impactos que isso terá no seu negócio. Insira também um quadro de fontes e usos para controlar e prever recursos, além de usar indicadores como ponto de equilíbrio, valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), análise de balanço e pay back.

Com uma boa análise, você pode mostrar mais segurança aos investidores, facilitar a captação de créditos e verificar a viabilidade econômica e financeira da sua empresa.

Gostou? Já começou a criar o seu plano de negócios? Comente aqui embaixo, e aguarde o próximo post da série. Fique ligado nas dicas da Zocprint. 😉

Como criar um plano de negócios – Parte II
Avalie

3 Comments

on “Como criar um plano de negócios – Parte II
3 Comments on “Como criar um plano de negócios – Parte II
  1. Pingback: Ano Novo, material gráfico novo

  2. Obrigada pelas dicas. Estou salvando as informações para um projeto de um futuro próximo. Faremos um bom trabalho com a parceria de vocês. Abraços. Gilca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *