Como criar uma marca firme para seu empreendimento

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Para se estabelecer firmemente no mercado ao abrir o próprio negócio, um dos grandes desafios é criar a tal da marca – que para dar certo, precisa necessariamente ser identificável por seu consumidor para assim ser reconhecida. Para sanar eventuais dúvidas, pense em marca como algo que não se refira exclusivamente ao produto, mas sim aquele (signo, ícone, símbolo) quê pessoal e emblemático da sua empresa – que conversa com todos os outros elementos tais como sua missão, visão e valores, gestão de pessoas, sintonia com tendências no segmento, etc.

No cotidiano de empreendedores, principalmente daqueles que estão começando uma startup, estão diversas atividades como gerenciar a empresa, fazer contato com clientes ou parcerias; mas todo este esforço, sem uma identidade bem definida, não será suficiente para prover um crescimento significativo e sucesso do negócio.

Confira abaixo, então, algumas dicas que te ajudarão nesta empreitada:

 

Resolva exatamente quem você é

Muitos empreendedores possuem tudo perfeitamente claro em suas cabeças acerca do que seu empreendimento pretende, quais são suas particularidades; porém na hora de externar isso aos consumidores, contam com a capacidade leitora de mentes deles.

Para o público realmente compreender o que sua empresa tem a oferecer, os diferenciais e características gerais (sem precisar, para isso, de capacidades psíquicas mutantes), seu conceito de identidade deve ser muito claro e consistente. Uma boa dica para isso é criar uma frase simples e que contenha elementos bem incisivos. Obviamente, tal descrição não contará tudo sobre seu negócio, todavia, o intuito primeiro será a clareza ao contextualizar sua marca.

 

Faça a diferença

Seu produto ou serviço pode muito bem ser o melhor do mercado, porém são tantas outras empresas dizendo a mesma coisa que fica realmente complicado tirar a prova e ter certeza; por isso que somente afirmar sua superioridade acaba sendo um discurso raso demais.

Ao invés de afirmar algo tão subjetivo, procure explicar com clareza os verdadeiros porquês de seu negócio estar muitos degraus acima da concorrência, quais vantagens o consumidor leva ao optar pelo que você oferece, as facilidades encontradas, etc.

 

Atenção ao imprescindível: A identidade visual

Já definidos posicionamento, organizações de ordem interna, maneiras de abordagem, está na hora de finalmente construir sua identidade visual – o logotipo, as fontes usadas, a cara do website, os cartões de visita e outros materiais gráficos. Planeje também o design (e se preciso, invista num profissional) já que este será o elemento que fará com que seu empreendimento elucide, na mesma hora, o que você acha deseja transparecer ao consumidor – status, luxo, praticidade, inovação, confiança – e até mesmo com qual público se espera que aconteça a empatia – jovem, business, hipster, hip hop, cult…

Instituir valores para todos os aspectos do seu negócio se valendo (inclusive) do design evitará que sua empresa seja alvo de maus entendidos futuramente, por conta de redes sociais e internet. A solidez desta identidade deve dar ao usuário a sensação de seriedade e segurança, por isso é tão importante.

 

Vimos, portanto, que não só criar uma nova empresa demanda muito tempo, concentração, projetos e decisões; mas também a questão do estabelecimento de uma marca, que exigirá todos os princípios e passos acima citados para ser bem sucedida.  Não deixe, então, de procurar opiniões diferentes das suas – este compartilhar pode tanto fazer você perceber falhas que não tinha rastreado quanto te inspirar novas ideias. Comente logo abaixo suas impressões e experiências ou vá para a parte II deste nosso papo; nós da Zocprint temos o prazer em ajudar no que pudermos para que seu negócio voe alto!

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