Público-Alvo: Como estabelecer o do seu Negócio

Como estabelecer seu público-alvo

Definindo o Público-alvo do seu negócio

Quem compraria meu produto?

Seja sincero. Você pode amar o que faz, o que vende e tudo mais, mas não dá pra dizer que todo mundo compraria. Para que alguém compre seu produto, esse alguém precisa ter um problema: querer algo, precisar de algo, desde um batom novo que achou incrível até um bolo feito para diabéticos. Além disso, a pessoa tem de saber que tem esse problema, que quer comprar algo para compensá-lo ou satisfazê-lo e ter disposição de pagar pra isso.

Olhando assim, é essa a pergunta que fica. Basta tentar responder a isso e pronto, terá um bom guia para divulgar seus serviços e para torná-los cada vez melhores.

Quem já comprou meu produto?

Se você já tem experiência nessa área em que está com um novo negócio, agora, tente analisar o que teve como resultado anteriormente. Reúna as informações de quem comprava e tente traçar o perfil para prever quem será o cliente na sua próxima tentativa.

Não tem experiência? Que tal fazer um teste? Experimente vender esse ou aquele tipo de produto por um tempo reduzido, de acordo com o que você suspeita que vai dar certo. Por exemplo, você pode se arriscar a vender cupcakes de chocolate e de outro sabor por um tempo, para analisar o retorno que isso terá e depois ampliar sua linha de produtos! Assim você sabe quem pode ser seu público-alvo e adapta-se a ele!

Como vou vender meus produtos?

Tá pensando em vender pela internet? Em divulgar tudo por Facebook? Em fazer uma página no Twitter? Ou só divulgar através do boca a boca, com ajuda dos clientes mesmo? Cada um desses recursos mexe com um tipo de cliente. Caso você queira focar suas vendas em um tipo de meio ou canal, vai conseguir um perfil diferente para o seu público-alvo. Portanto, escolha bem e pense bastante sobre quem tem acesso a cada um desses meios!

Ainda que você opte por este ou aquele meio de divulgação, um canal em que colocará seus produtos, aposte também nos materiais gráficos. São maneiras mais fáceis de divulgar e já são mais comuns para qualquer empreendedor que se preze. Você pode aliar um cartão de visita aos brindes personalizados que quiser fazer para a sua empresa, assim mantém sempre a marca vinculada ao cliente.

Como meus concorrentes começaram?

Pode parecer bem chato pensar no cara que é seu concorrente, é claro. Mas usar esse exemplo pra ver o que deu certo e o que deu errado é ótima opção e te ajuda a traçar o perfil do cliente e se adequar a tudo isso. Aquela divulgação não deu resultado algum? Aquela embalagem não ficou nada atrativa? Conheça e aproveite essas lições na hora de estabelecer seu público-alvo e fazer tudo por ele.

E aí, conseguiu ao menos ter um esboço do seu público-alvo? É complicado, mas manter as informações dos seus clientes atualizadas ajuda e muito! Tem algum comentário ou sugestão? Comente aqui mesmo, pelo Facebook ou pelo Twitter! 😉

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