Como fidelizar o seu cliente

banner_fidelizar_cliente_blog MENOR

 

Já pensou em fidelizar seu cliente? Pode ser uma ótima opção pra quem tem clientes que frequentemente fazem uso do serviço ou para quem quer identificar os benefícios disso. Afinal, o melhor cliente é aquele que sempre volta – mas você deve tornar mais acessível esse retorno.

1)    Não tenha um atendimento “automático”

Ok, você quer que o cliente volte a você sempre que precise, sempre que for possível. A chave pra isso, com certeza, não está em respostas automáticas e e-mails automáticos para qualquer dúvida ou comentário. Interagir é a chave para garantir diálogo – e diálogo atrai seu cliente, se bem feito e respeitando os direitos dele.

2)    Saiba quem é seu cliente

Imagine uma situação cotidiana: o porteiro do prédio te chama pelo nome e pergunta se está tudo bem. Ah, ele também pergunta se você comprou aquilo que você tinha comentado, rotineiramente. É esse tipo de intimidade que traz o seu cliente para o seu negócio sempre, ainda que uma reprodução exata disso não seja exatamente possível. Procure aproximar seu cliente de você e tornar claro que você o conhece. Saiba de suas necessidades e do que ele procura, como os produtos que mais procura ou o ramo em que ele trabalha, por exemplo.

3)    Saiba como falar com o cliente

A linguagem que você usa na hora de falar com o cliente por fazer toda a diferença. Seu cliente quer algo mais descontraído ou palavras que remetam a um tratamento mais formal? Qual é seu tipo de negócio e o que ele exige do tratamento que você dá ao cliente? Oriente quem faz parte do seu empreendimento, caso necessário, para manter uma linguagem adequada ao seu cliente, destacando o perfil que ele espera do seu empreendimento.

Outra dica: você sabia que os primeiros minutos do atendimento, assim como os últimos são os que ficam na memória do cliente? Ou seja, são chances muito interessantes de tornar o seu cliente ainda mais interessado na sua empresa e nos serviços que você oferece!

Gostou das dicas? E você, já fidelizou seu cliente? Comente por aqui ou pelo Facebook! A gente também está no Twitter e você pode nos contar o que achou por lá! 😉

Como fidelizar o seu cliente
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *