Empresa familiar – como lidar com os desafios?

90---Empresa-familiar MENOR

Conciliar tudo o que é necessário para manter uma empresa familiar pode parecer um pouco difícil para quem começou a empreender agora. Especialmente se você levar em conta que 70% dessas empresas não chegam sequer à segunda geração. E agora, quais os desafios e como superar todos eles?

 – Questões da empresa X questões de casa

Ah, isso é sempre um risco, não? O problema de misturar esses dois “ambientes” é que você acaba mesmo confundindo e gerando situações bem chatas. Uma das situações pode ser discutir problemas da empresa em um almoço de família, o que é bem desagradável, ou discutir os problemas da família no escritório ou na loja. Complicado, né?

Então tenha sempre isso em mente: não dá pra misturar, ou a empresa sai prejudicada e os membros da família também. Não dá pra arriscar nada disso, né?

– Nepotismo não vale (nunca)

Esse é um termo que muita gente ouve por aí nos casos de corrupção e situações ligadas à política. Mas o que é isso, afinal? Nepotismo é como a gente chama a prática de favorecer alguém da família, deixando de lado pessoas mais qualificadas sem ligação com a família ou que não é um amigo próximo.

Se você desaprova isso na política, não dá pra aprovar a prática quando se trata da sua empresa, não? Garanta que a habilidade e a qualificação da pessoa que você vai contratar, chamar pra ajudar, promover devem ser os fatores para fazer qualquer uma dessas coisas. Assim você não compromete a empresa por conta desse tipo de favorecimento e garante que os melhores profissionais estejam sempre com você.

– Disciplina e organização são necessárias

Não vale a penas confundir gastos pessoais com os gastos da empresa e sair perdendo com isso a longo prazo, não? Ter disciplina e saber organizar faz toda a diferença na hora do seu negócio crescer! Organize as contas e tenha em mente as metas que traçou para seu empreendimento.

Evite ceder e deixar de lado alguma cobrança ou disciplina por conta de trabalhar com parentes seus – e nem exagerar no que você exige dos funcionários, também.

Gostou das dicas? Tem uma empresa familiar e quer mandar uma dúvida? Comente por aqui, pelo Facebook ou pelo Twitter!

Empresa familiar – como lidar com os desafios?
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *