Parte II – Como criar uma marca firme para seu empreendimento

banner_517x174_2

A manutenção da sua marca

Já vimos, na parte I deste assunto, o quão importante é a criação de uma marca de solidez para seu negócio, bem como as mais importantes dicas para dar seus primeiros passos e ser bem sucedido neste desafio.  Agora que nossa criação está pronta, considere os “toques” seguintes para fazer com que sua marca se torne referência, ao mesmo que continue sendo eficiente: Pesquisa de mercado Identificando as preferências de seu público consumidor, bem como as tendências do mercado, a sua empresa poderá gerenciar sua imagem ativamente – e muito bem. Em imprevistas alterações no comércio, por exemplo, os empreendimentos que continuarem atualizados acerca das novidades certamente ficarão alguns degraus acima da concorrência. Tal pesquisa deve ser feita pela sua própria startup, que dialogando com clientes para os quais o produto oferecido (ou serviço) tenham importância, poderá se valer das seguintes ferramentas:

  • Redes sociais;
  • Aplicativos específicos para celular;
  • Grupos de discussão envolvendo seus consumidores e
  • Estudos prévios e até a lista de e-mail.

Para avaliação dos resultados, depois de já ter determinado perguntas e escolhido os melhores meios para chegar ao cliente pesquisado, sugere-se os seguintes passos:

  1. Se o grupo de entrevistados contém diferentes tipos de pessoas, classes, tribos; o ideal é distribuir as questões de acordo com diferentes grupos de entrevistados;
  2. Organize estas respostas conforme chegarem à empresa.
  3. Garantir que as informações colhidas desta pesquisa, bem como a interpretação dos resultados promova a você, empreendedor, novas ideias e estratégias para readaptações às características do mercado e reidentificação da marca alinhadas às mais novas oportunidades.

Jogue conforme o jogo Quer dizer: adapte os ventos do seu negócio com os do mercado. Já que já sabe sobre as movimentações do mercado, o empreendimento deve se posicionar com pioneirismo e autoridade no setor em que atua, prevendo as tendências e saindo na frente da concorrência.Para conseguir esta vantagem, pergunte-se:

  • O que é valor para a minha audiência?
  • O que minha empresa oferece diferencialmente em relação à concorrência?
  • Que problemas meu produto/serviço pode solucionar?
  • Qual o nível de exigência por qualidade do meu público alvo?

Tais perguntas podem surgir conforme de localização, gênero, idade e poder de compra. Compreender verdadeiramente particularidades de seu público-alvo fará com que suas ações se reflitam diretamente no cotidiano deles.   Não assuma sozinho o negócio todo É ideal sim que você saiba tudo que acontece na sua empresa, mas não precisa fazer tudo sozinho. Se o intuito é constituir uma organização, foque-a como um todo e distribua funções a colaboradores que as desempenharão com qualidade e eficiência.  Para o estabelecimento de uma marca, é importantíssimo que estes funcionários sustentem tal propósito e os futuros planos. Ao começar sua startup, tudo precisará funcionar rapidamente e com qualidade, apesar das poucas mãos.   Aproveite possibilidades de marketing sem custo Faça uso de todas as possibilidades que não exijam investimento, ou que sejam realmente muito baratas para este seu começo. Uma ótima opção é o blog, que promove certa forma de interação entre público – startup; além de ser uma ótima ferramenta para sua empresa divulgar seus valores e diferenciais. Criar programas de fidelidade e publicar os depoimentos dos clientes satisfeitos em seu site ou página em redes sociais é uma forma de estimular a propaganda “boca a boca” – que é sempre gratuita e tem um poder de marketing absurdo!   Gostou das dicas? Caso não tenha visto a primeira parte deste nosso papo, clique aqui. Não deixe também de comentar logo abaixo, suas opiniões, sugestões e dúvidas são muito importantes para nós – a Zocprint está decidida a facilitar sua vida.

Parte II – Como criar uma marca firme para seu empreendimento
Avalie

2 Comments

on “Parte II – Como criar uma marca firme para seu empreendimento
2 Comments on “Parte II – Como criar uma marca firme para seu empreendimento
  1. Gostei muito das dicas , vai valer muito para eu aplicar no meu empreendimento …
    muito obrigado Zocprint pretendo fazer alguns cartoes e panfletos com voces em breve

  2. Pingback: Como criar uma marca firme para seu empreendimento | Blog Zocprint

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *