Dicas para enfrentar (e superar) a crise

Dicas_Negócios_Crise_Post

A crise que está assolando o país também está tirando o seu sono? Confira as dicas para enfrentar a crise e para passar por esse período da melhor maneira possível e quem sabe ainda descobrir oportunidades. Muito se fala que “crise” significa “oportunidade”, mas na prática pode ser um pouco mais intimidante.

Fornecedores: talvez este seja o momento de bater um papo honesto com seus fornecedores e negociar o melhor preço. Trabalhando em conjunto, podem conversar sobre margem de lucro justa para ambos, e todo mundo pode sair ganhando (ou perdendo menos) sem precisar que a parceria seja encerrada.

Processos administrativos: é importante revisar tudo, dos processos do dia a dia aos produtos que está oferecendo. Economia de dinheiro não é a única coisa que deve tomar a sua atenção. Tempo também é importante e rever tarefas pode colocar pessoas-chave em outras funções mais estratégicas para atravessar este período.

Custos: os custos operacionais, sejam eles fixos ou variáveis, também devem ser reavaliados. Por mais que sua empresa possa já estar no limite, é importante rever o menor detalhe. Importantíssimo é não gastar mais do que se arrecada.

Equipe: essa avaliação envolve cada funcionário também, embora antes de pensar em dispensar (devido ao impacto humano), talvez possa ser interessante, realocar, conversar sobre novas funções ou novas tarefas.

Transparência: ainda sobre este quesito humano, que envolve toda a sua equipe, em tempos de crise é importante haver transparência na comunicação. Deixar sua equipe trabalhar apreensiva, não sabendo quando pode estourar uma “bomba”, não é o melhor jeito de lidar. Reserve um tempo para conversar com cada um. O contato humano vai tanto tranquilizar o seu colaborador como também aproximá-lo de você.

Qualidade: este é um ponto interessante… O mais comum em tempos de crise é assistir à queda de qualidade, principalmente em algumas áreas como alimentícia – entre outras. Mas é justamente neste período que é importante redobrar a atenção quanto à qualidade. Clientes ficam mais criteriosos em tempos de crise e, por isso, se o seu serviço ou produto for essencial – a um preço justo – ele não vai conseguir abrir mão.

O mais importante de tudo é: crise é passageira. Empreender é o tempo todo se adequar às circunstâncias, às vezes externas, às vezes internas. O importante é sempre continuar.

Dicas para enfrentar (e superar) a crise
Avalie