Em que ramo empreender?

065--Em-qual-ramo-empreender MENOR

Na hora de escolher em que ramo empreender, em qual você quer seguir em seu novo negócio, pode surgir aquela dúvida, sobre qual seria melhor pra você. Não há fórmula mágica quanto a isso, por ser uma decisão muito pessoal e que vai te ajudar muito, mas a gente dá umas dicas!

1)    No que você é bom?

Claro que você já foi mais elogiado em uma área, e claro que você tem conhecimento de suas habilidades e aptidões a mais, não? Se não tiver, tente perceber que sente mais predisposição e vontade para ir a uma determinada área. Ainda assim, lembre-se de que ter essa aptidão ou destaque em um segmento não tira a dificuldade como um todo de empreender: sempre haverá dificuldades, complicações, independentemente do quão bom você seja – e saber lidar com elas é essencial.

 2)    Faça uma bela pesquisa de mercado

Saber no que você é bom ajuda muito, e é fator determinante na hora de empreender. Entretanto, vá além e busque informações sobre o mercado em que deseja atuar: como estão os investimentos nele, quais as mais recentes novidades, quem é uma boa inspiração para que você começar seu negócio. Não basta saber os números e só: procure informações completas e veja o que tem crescido mais, além do porquê de tal crescimento.

Assim, você pode encontrar ramos em que nem pensava em apostar, dentro da sua área. Por exemplo, se você faz salgados, uma aposta a mais pode ser a de salgados para veganos e vegetarianos.

 3)    Quais são os custos para empreender? Você arcaria com os investimentos necessários?

Dinheiro pode não ser um obstáculo definitivo, mas é uma boa saber quanto investir e quanto tempo será necessário para garantir retorno. Além disso, a partir disso, veja se vai querer mesmo colocar um pouco de dinheiro em seu ramo de atuação e quais são as alternativas (de financiamento colaborativo a escritórios de co-working). Inclua também custos de divulgação e materiais gráficos, para melhorar seu negócio – isso faz toda a diferença.

Gostou das dicas? E você, já se decidiu? Em qual ramo você empreende? Conte pra gente pelos comentários, pelo Facebook ou pelo Twitter!

Em que ramo empreender?
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *