Nome da Empresa: 5 perguntas para te ajudar a escolher

Na hora de escolher o nome da empresa, é inevitável ter alguma dúvida ou receio – por mínimos que sejam. Esse nome vai representar muito do que você quer passar ao seu cliente e ser, juntamente com seu material de divulgação, a primeira impressão na hora de vender um produto ou serviço. Por isso, a gente separou cinco perguntas essenciais para definir o nome do seu negócio! Confira!

5 perguntar para escolher o nome da empresa

1ª pergunta:  O que você quer alcançar com esse nome?

Se você quer algo descontraído, se quer algo diferente, se quer algo mais sério… Faz toda a diferença. Quer a imagem de algo rápido? De algo que remeta ao cuidado, aos detalhes? São várias opções pra você!

Um exemplo disso é a Apple, a empresa que fabrica o iPhone, iPad e vários outros produtos por aí, que se diferenciou de marcas como a IBM ao trazer algo mais “humano”, mais corriqueiro em seu nome.

2ª PERGUNTA:  O nome da empresa faz sentido para o meu ramo?

Ok, você tem empresas com nomes que não remetem exatamente ao ramo de atuação delas, como o Yahoo, por exemplo. Ainda assim, um nome de algo que remeta ao seu ramo de atuação nesse negócio pode facilitar a identificação da marca e do segmento dela.

Procure fazer uma lista de palavras que se relacionam ao ramo – seja um jargão, uma parte do processo de produção, ou o material usado. Mesmo com essa dica, caso ache interessante, nomes criativos podem ser ótima opção!

3ª PERGUNTA: O nome é fácil de lembrar?

Mesmo que você opte por um nome criativo, ou por algo relacionado ao ramo de atuação, é sempre necessário saber se o nome é fácil de lembrar. Nessa questão entram outras como o idioma em que você escolheu a palavra ou até o seu público-alvo. Pergunte-se se o público vai saber falar e se vai se sentir interessado no nome. Assim, é mais fácil memorizar e estar mais “próximo” do cliente.

4ª PERGUNTA: Esse nome é fácil de falar?

Como já dissemos, o ato de falar o nome da empresa é um ponto à parte. Deve ser algo que tenha a pronúncia acessível ao seu público-alvo e que não gere confusões acerca dele.

Cacofonias (quando o fim de uma palavra emenda com o começo de outra e causa estranhamento na hora da fala) e complicações devem ser evitadas ao máximo. Saiba quando usar um termo estrangeiro ou não, pois esse é o tipo de coisa que pode ser muito bom ou muito ruim.

5ª PERGUNTA: Esse nome é visualmente atraente?

Aí fica um pouquinho mais complicado. Tente imaginar o nome da empresa em um logo. Isso faz total diferença, uma vez que determinadas letras podem ser mais fáceis de adequar ao que você planeja ser o logo do seu empreendimento.  Quer prova maior do que o Google, com toda a versatilidade do logotipo na hora de criar doodles?

E aí, já escolheu um nome bem bacana para o seu negócio? Conte pra gente pelos comentários do blog, pelo Facebook ou pelo Twitter! Se quiser, pode nos enviar até uma sugestão ou dúvida para os próximos posts!

Nome da Empresa: 5 perguntas para te ajudar a escolher
5 (100%) 1 vote

8 Comments

on “Nome da Empresa: 5 perguntas para te ajudar a escolher
8 Comments on “Nome da Empresa: 5 perguntas para te ajudar a escolher
  1. Olá boa noite!
    Estou montando uma boutique de carnes com espaço de bar, eventos e uma hambúrgueria tudo no mesmo imóvel.
    E está difícil por um nome o que vocês acham de (Open)?
    Aguardo resposta.
    Des de já grato!
    Bruno Henrique

    • Olá Edinaldo,
      Primeiramente, gostaria de agradecer o seu comentário. Sobre o nome de sua empresa, os produtos que ela vai oferecer estão todos a canos e tubulações? Se sim, o nome escolhido pode ser muito útil para seu cliente saber que ele encontrará tudo o que precisa relacionado a isso ali. Caso contrário, seria interessante utilizar um nome mais genérico 🙂

  2. Gostaria de obter uma opinião sobre um nome que eu escolhi pra a minha confeitaria Amor de Chocolate. Sendo q esse nome já usado pelo cantor Naldo como titulo de uma das suas musicas, será que isso tem algum problema?
    aguardo resposta.
    desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *