Estabeleça bons relacionamentos com clientes

É importante para o sucesso do seu negócio estabelecer bons relacionamentos com clientes. Para isso, é preciso levar em consideração alguns pontos, e quase todos estão ligados à sua maneira de se relacionar com o mundo. Ou seja, não diz respeito apenas ao universo corporativo. Tem a ver com a maneira pela qual você enxerga a vida e as pessoas ao seu redor. Vamos a eles?

Certamente você já ouviu o ditado “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.” Tratar os outros de maneira cordial é o mínimo que cada um espera para si próprio. É a lição mais clássica e a mais básica. Embora nem sempre praticado, esse princípio é como um espelho. A maneira como você trata as pessoas volta para você. Por isso, construa cordiais relacionamentos com clientes.

Para o sucesso pessoal e profissional da sua empresa, a honestidade também é um princípio indispensável. Claro, não estamos falando de “sincericídio”, que é falar a verdade na hora errada ou quando o assunto não lhe diz respeito. Mas, se estamos falando de relacionamentos com clientes com bases sólidas, sinceridade e honestidade são primordiais, mesmo que às vezes você sinta medo de perder um trabalho ou o cliente.

Agora, você pode até achar um exagero, mas este conselho é um dos mais simples, porém um dos poucos praticados: olhe nos olhos dos seus clientes.

Olhe nos olhos das pessoas em geral quando estiver conversando com elas. Relacionamentos com clientes bem-sucedidos requerem contato direto. E é impossível fugir do olhar de quem desejamos conquistar a confiança. Basta perceber em nossas próprias relações. Você confia em quem não olha para você? No mundo dos negócios não é diferente. Então, tome cuidado no jeito com o qual olha para seus clientes. Tenha sempre um olhar amigável para oferecer. Mostrar que está prestando atenção no que os seus clientes estão falando é sinal, acima de tudo, de respeito. E eles vão recompensá-lo, pode ter certeza.

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