Marketing para pequenos negócios

banner_blog_estrategia_mkt MENOR

Certas coisas são essenciais pra garantir que o seu negócio tenha sucesso, inclusive o que vem da parte de marketing. Para você que começou agora ou que quer aperfeiçoar essa parte tão importante do seu empreendimento, a gente separou três passos para um marketing melhor pro seu pequeno negócio. Confira!

1)    Quem são seus principais clientes?

Nós já te falamos sobre a importância de saber seu público-alvo, como meio de direcionar a comunicação, divulgação e até mesmo as características dos seus produtos e serviços. Agora outra dica: saber quem são seus principais clientes.

Nesse quesito, nós te sugerimos também com uma estratégia interessante: saiba quem está comprando seus produtos, quem paga pelos seus serviços. Se você não tem tempo para conhecer um pouco mais todos os clientes (o que é muito provável), saiba ao menos quem compra mais e com frequência – é uma alternativa interessante para saber o que atrai mais os clientes e o que os mantém fiéis.

 2)    Quem são seus concorrentes?

Calma lá, nós não vamos estimular plágio ou algo do tipo! A questão é saber quem são os seus concorrentes e como você se diferencia deles, como o seu produto ou serviço pode se destacar deles. Saiba quais marcas concorrem, quais pessoas podem ser concorrentes em potencial – não apenas para ter uma ideia de como está seu mercado, mas para saber se seus produtos ainda oferecem um diferencial de fato.

Você, através disso, consegue sempre estar um passo a frente e saber os motivos do seu sucesso no mercado, do que tem acontecido para melhorar ou piorar o desempenho do seu empreendimento.

 3)    O que os clientes acham de você?

Já leu sobre mídias sociais aqui no blog e sobre a importância de usar para algo bom as críticas ao seu empreendimento, né? Vale ressaltar que você deve estar acessível para que os clientes e parceiros possam te dizer o que é bom e o que é ruim no seu empreendimento, seja ele um serviço ou um produto.

Gostou das dicas? Isso pode direcionar as suas ações no ramo do marketing e muitos outros aspectos do empreendimento. Confira mais no nosso Facebook, no Twitter e no Google+ e nos conte o que achou.

Marketing para pequenos negócios
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *