Método Kanban: coloque suas ideias em ação!

Anote-suas-ideias-780x175

Hoje vamos falar sobre um jeito interessante de colocar suas ideias em prática, ou mesmo tarefas do dia a dia: o método Kanban. Já ouviu falar nele?

Kanban é uma palavra japonesa que significa “quadro de avisos”. O método Kanban propõe uma espécie de “linha de produção”. O modelo foi copiado da Toyota e não se aplica mais, hoje em dia, apenas às fábricas, mas a qualquer tipo de trabalho que requer ações organizadas, com começo, meio e fim. Pode parecer algo óbvio ou mesmo “dispensável”, mas há muitas pessoas que têm dificuldade de gerenciar o tempo e de se organizar para fazer as coisas acontecerem.

Uma das vantagens do método Kanban é que você não precisa necessariamente usar a ferramenta. Você pode organizar suas ideias e ações em uma simples folha de papel. Caso deseje aplicar o Kanban em um mural ou diário, tudo bem também.

No que consiste então a ideia deste método? Seria uma sequência de 4 passos: “Ideias”, “Ações Iniciadas”, “Ações em Andamento” e “Ações Concluídas”. Você pode dividi-las em colunas e começar a anotar. Parece ineficiente? Você vai ver o quanto mudará a sua rotina.

Arte Organizador

Então, na primeira coluna, “Ideias”, você anota os insights. Anote sem censura. Em “Ações Iniciadas”, registre os passos que for dando, nem que seja “mandei um e-mail para x pessoa”. O importante é se movimentar, dar pequenos passos e saber que você está fazendo alguma coisa pelo seu negócio. Em “Ações em Andamento” anote passos mais concretos, por exemplo, “reunião feita com pessoa x”. E aí vai anotando.

Por último, em “Ações Concluídas”, você verá que conseguiu percorrer o caminho do “começo, meio e fim”. Se você desejar aprimorar a primeira ideia. Comece outra vez. O importante não é um relatório perfeito de tudo o que você fez. O importante é não deixar o tempo passar e tornar o dia a dia mais organizado e produtivo.

Se for possível, mantenha as anotações com você ou deixe-as expostas onde possa visualizá-las.

Método Kanban: coloque suas ideias em ação!
5 (100%) 1 vote