Networking: por que você precisa dele?

Networking. Você já ouviu falar nesta palavra, certo? Certamente, sim! Networking significa rede de contatos e os relacionamentos que acontecem por meio dessas redes.

Um ótimo empreendedor é alguém que tem networking e faz bom uso dele.

Ao contrário do que se pode pensar, não é apenas em períodos de baixa (demissão ou crise) que se deve praticar o networking. Na verdade, manter contato com outros profissionais tem de ser algo corriqueiro.

Hoje, por vivermos parte do tempo conectados a redes sociais, profissionais ou não, essa prática também acontece virtualmente. Facebook, LinkedIn – entre  outras redes que não são tão conhecidas no Brasil como a Xing e a Bayt – podem nos ajudar na manutenção dos relacionamentos profissionais. Mas é claro que nada substitui aquele café ou almoço.

Se você nunca se preocupou com isso e estiver se perguntando quais pessoas poderiam fazer parte de sua rede, olhe só: ex-colegas de trabalho, ex-colegas de faculdade (ou cursos), fornecedores, clientes que tem um perfil interessante para negócios; enfim, pessoas que podem ser úteis para você no futuro: consultoria, parcerias, novos negócios, entre outros.

Um ponto importante: uma boa rede de contatos não é determinada pelo número de pessoas com as quais se relaciona, mas a “qualidade” dessas pessoas. Elas realmente têm a acrescentar?

Agora vamos às dicas práticas. Como se faz networking?

Se você deseja que prestigiem o seu negócio, prestigie você o negócio de seus parceiros. Vá a reuniões, almoços ou jantares, ou qualquer tipo de evento que façam. Essa reciprocidade é muito importante.

De vez em quando, proponha um café. Não precisa – nem deve – ser apenas quando você deseja algo. Marque apenas para conversar e atualizar as novidades.

Ah, importantíssimo! Não se esqueça de levar cartões de visita!

Será muito útil também se puder ir a feiras, palestras e congressos de sua área de atuação. Mesmo que não conheça ninguém. Vá em busca de conhecimento e aberto para fazer contatos. Nesses lugares, é possível conhecer muita gente interessante.

Dicas básicas de networking, certo? Se você não tem cartões de visita, faça já e vá à luta!

Networking: por que você precisa dele?
5 (100%) 1 vote