O que te impede de empreender?

Banner-blog (4) MENORRRRRRRRR

Cerca de ¾ dos brasileiros preferiria ter a própria empresa, em vez de apenas trabalhar para uma, de acordo com o Ibope Inteligência. Ter o próprio empreendimento requer novas responsabilidades e a necessidade de criar oportunidades, colocando em prática a liderança. Mas, afinal, por que os brasileiros não tomam essa decisão e se tornam mais empreendedores? A gente te ajuda a entender e superar isso!

1)    Será que sou bom o suficiente?

A gente já mencionou isso e não tem como não ressaltar, usando uma expressão bem comum: confie no seu taco. Todo mundo elogia aqueles doces que você faz, até a sogra que tanto implicava com você? As fotos que você tira fazem sucesso por aí e garantem um bom retorno – só precisam de mais divulgação e dedicação suas? Olha só!

É claro que você deve avaliar quais opiniões deve considerar. Analise e veja se o colega está sendo sincero. Que tal fazer amostras grátis e verificar se desconhecidos aprovam suas receitas? Há uma série de opções para dar o primeiro passo. Se não quiser arriscar de uma vez, vá com calma: coloque tanto a sua função da outra empresa como algum tempo dedicando-se ao seu próprio negócio. É uma questão de esforço e coragem.

2)    E as barreiras burocráticas?

Aí sim estamos falando de um obstáculo mais palpável e algo concreto. Está perdido em meio ao tanto de impostos e etapas para criar a sua empresa? A dica é planejar.

Saiba exatamente o que quer com a sua empresa, quais são as intenções, os produtos, o que você quer vender ou colocar como serviço. Tenha planos para o futuro, e, principalmente, faça um planejamento tributário além de um plano de negócio. Já é de conhecimento geral que o Brasil tem carga absurda de impostos e a burocracia pode desanimar, mas não se esqueça: grandes empresas como a Natura começaram como startups!

 3)    Mas ainda assim falta grana…

Num geral, o empreendedor em potencial sofre com a falta de investimentos. E agora? Já dizia a sua mãe, a sua avó e outras pessoas sábias que você conheceu: dinheiro não nasce em árvore. E isso lá é motivo para sentar no sofá e desistir de empreender? Claro que não!

Lembre-se de que o Brasil, mesmo com todos os impostos (dá pra ver quanto pagamos pelo Impostômetro e ficar assustado), com a burocracia e tudo mais, ainda é um país “em desenvolvimento” e com boas iniciativas a favor de startups, assim como Israel e Chile. Empresas como a Shell oferecem programas de estímulo a novas iniciativas de jovens, além de empresas estrangeiras que buscam em quem investir, bem como de programas do governo brasileiro, como o Startup Brasil. Ainda acha complicado? Separe parte de economias e tente controlar os gastos. Não dá? Apele para ajuda de amigos e gente bacana que quer ajudar através da Vaquinha online!

Ufa! E agora, não vai mais desistir, não? A Zocprint quer a cada dia ajudar mais os empreendedores. Com materiais gráficos, produtos personalizados e conteúdo pra te ajudar nessas horas. Temos capinha de iPhone, cartão de visita, brindes e muito mais pra você! Tem alguma sugestão, crítica ou quer fazer um comentário bem bacana? Corre pra nossa página no Facebook ou manda um tuíte! Ah, você também pode comentar aqui embaixo, ó.

O que te impede de empreender?
Avalie

2 Comments

on “O que te impede de empreender?
2 Comments on “O que te impede de empreender?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *