Poupar dinheiro para investir em seu próprio negócio

Poupar_Negócio_Próprio_780x175

Há poucos dias, falamos AQUI sobre muita gente ter vontade de largar o emprego fixo para empreender. Sonho de muitos, mas passível de se realizado por poucos. Mas será mesmo? Se você deseja empreender, há um caminho seguro para dar os primeiros passos e o nome desse caminho é planejamento. Para conquistar o tão sonhado negócio próprio, é necessário poupar. Por isso, preste atenção nessas dicas:

Controle de Gastos:
Coloque no papel, ou em uma planilha, todos os seus gastos e receitas. Exatamente tudo. É importante você saber todas as despesas e dívidas que possui para então criar uma estratégia para poupar. É um dos passos que mais dá preguiça, mas é um dos mais importantes. E não caia na armadilha de acreditar que tem tudo sob controle mentalmente.

Identifique os pontos fracos:
É importante você se perguntar onde está o seu ponto fraco quando o assunto é gastar mais do que deve. Principalmente porque costumamos justificar esses gastos, não assumindo que eles podem sim ser cortados. Por exemplo, se você adora comer fora, vai achar um jeito de justificar esse gasto. O mesmo vale para quem não abre mão de uma nova peça de roupa. “Liquidação” ou compras “baratinhas” podem ser verdadeiras inimigas.

Qual valor você precisa?
Coloque no papel o valor necessário para começar a empreender. Este cálculo precisa ser pensado com cuidado, principalmente para não cair em autossabotagem, que pode acontecer de duas formas:

  • Estabelecendo uma soma alta demais, o que pode desestimulá-lo.
  • Estabelecendo uma soma baixa demais, levando-o a futuros problemas.

Leve em consideração diferentes cenários: de curto prazo ou de médio e longo prazos.

Abra uma nova conta no banco
Deixar o dinheiro que você está poupando em sua conta pessoal pode levá-lo a tentações desnecessárias. Por isso, abra uma nova conta e use-a apenas para depósito. Você pode também pesquisar sobre investimentos seguros que rendem mais do que a própria poupança.

Disciplina é imprescindível!
Mais importante do que a soma que vai guardar todos os meses é não falhar com os depósitos. Então, se você precisa primeiramente se disciplinar, estabeleça uma soma mais baixa e priorize a rotina do depósito, sem falhar.

Se mantiver o foco em poupar, você vai empreender muito mais rápido do que imagina!

Poupar dinheiro para investir em seu próprio negócio
Avalie