5 erros comuns que os líderes devem evitar

066- 5 erros MENOR

Já pensou em como liderar melhor, não? Não basta alcançar um cargo de liderança, mas é preciso aperfeiçoar as características que te definem como líder – assim como evitar as que comprometem o que você conquistou. A gente separou os erros comuns cometidos por líderes que você deve evitar sempre!

1)    Não levar em conta o emocional

Acredite: entender que o seu colaborador ou funcionário é ser humano e tem suas fraquezas emocionais é essencial. Saiba observar se quem te ajuda no empreendimento não está bem, ainda que isso possa não ser tão claro.

Situações mais extremas como a de ver um funcionário chorando podem ser momentos em que o líder tenha de se mostrar presente. Pergunte se está tudo bem e adquira esse hábito – assim há um clima não apenas de profissionalismo, mas de um líder presente e flexível.

2)    Evitar vínculos

Interação é um ponto fundamental quando se trabalha em equipe – e, para liderar, não é diferente. Saiba criar vínculos, conhecer com quem se trabalha, com profissionalismo e um clima interessante para estabelecer relações saudáveis no trabalho. Isso pode ajudar a manter a sua equipe unida e fortalecer sua liderança!

3)    Deixar de lado o desempenho de quem é liderado

Reconhecer o trabalho de quem você lidera é uma das partes essenciais da liderança e um dos problemas mais comuns dos líderes em geral. Elogie o trabalho de quem você lidera, estimule devidamente e não se esqueça de que motivação faz bem para quem está se dedicando a um empreendimento.

Saiba dar crédito ao bom desempenho e alie essas conquistas ao seu empreendimento: se alguém envolvido obteve sucesso, seu negócio pode estar ligado a isso e se beneficiar disso.

 4)    Não saber correr riscos

Para ser um líder inovar, além de apenas um líder, você deve saber que riscos existem na hora de inovar e empreender. Saiba analisar o que é uma oportunidade que vale o risco, o que é um risco exagerado que pode prejudicar seu empreendimento.

Assim, mais do que trazer uma série de novidades para seu empreendimento, você inspira quem te ajuda nos momentos decisivos da empreender.

 5)    Não ser acessível

Parecer o líder que sempre está ocupado em uma sala à parte e que não se envolve com o que ocorre numa equipe é um dos maiores erros dos líderes. Ainda que você tenha muitas reuniões, encontros e compromissos em geral, permita sempre um contato – ainda que seja para sanar dúvidas e dar pequenas orientações do dia a dia.

Dessa maneira, você passa a imagem de bom líder e de líder presente, consciente do que ocorre em seu empreendimento.

Gostou das dicas? Conte mais pra gente, pelos comentários aqui no blog, pelo Facebook ou pela nossa página no Twitter!

5 erros comuns que os líderes devem evitar
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *