Quer largar o emprego para empreender?

Emprego_Fixo_Empreender_Post-780x175

Você possui um emprego estável, precisa dele, mas em seu coração deseja empreender, trabalhar em seu próprio negócio? Muita gente tem vontade de jogar tudo para o alto e abrir a própria empresa, mas não pode. Isso não quer dizer que essas pessoas – e você mesmo – não possa fazer algo já.

Empreender requer talento. Requer, acima de tudo, uma disposição a mais, porque empreender no Brasil não é fácil. Além do mais, mesmo que você tenha certeza de possuir esse dom, o mínimo de dinheiro é fundamental. Temos então, duas grandes exigências: tempo e dinheiro.

Mas antes de pensar em como aproveitar o tempo e o dinheiro que já têm, outra pergunta é fundamental: você sabe o que deseja fazer? Se sim, acredite: você já deu um grande passo. E será bem mais fácil traçar os passos seguintes.

Estabeleça metas possíveis: são metas que não precisam, a priori, de dinheiro ou muito tempo. Pode ser, por exemplo, marcar uma reunião rápida após o trabalho para conversar com alguém do ramo que deseja entrar, ou com um amigo mais experiente. Pode ser também tentar conhecer algum negócio que seja parecido com o que deseja abrir, ir a campo, conversar com o dono. Ou pode ser também comprar um livro ligado à área.

Não divulgue antes da hora: é importante esse período de recolhimento e reflexão. Ao contar para alguém, você pode ser desestimulado, principalmente se você ganha bem ou tem cargo de destaque.

Mantenha o máximo de profissionalismo: não cometa o erro de trabalhar “de qualquer jeito” porque você não está feliz. Uma postura ética é importante em qualquer situação. Quando você estiver no lugar do empregador, saberá bem disso.

Peça ajuda aos amigos e à família: certamente eles não vão se negar em ajudar no começo, nem que seja em funções pequenas. Pedir ajuda não é demérito e é importante perceber que ninguém faz nada sozinho.

Invista em material de divulgação simples: assim que souber o nome de sua empresa e o ramo, que tal já mandar fazer cartões de visita? Aproveite as conexões sociais para estabelecer novos relacionamentos. Começar aos poucos certamente é já se apresentando aos potenciais novos clientes.

Vá aos poucos construindo o futuro que você deseja. Mesmo quando parecer devagar, saiba que são essas pequenas ações que o levarão a decisões maiores, pelo próprio movimento natural do empreender.

Quer largar o emprego para empreender?
Avalie