Valorizar a equipe: é mais simples do que você pensa

Valorize_sua_Equipe_Post-780x175

A verdade é que ninguém consegue nada sozinho. Mesmo o mais determinado, disciplinado e organizado empreendedor precisa de pessoas para conquistar o que deseja. Parece uma verdade óbvia, mas só parece. Se assim fosse, muitos não pecariam neste quesito: valorizar a equipe.

Se você é um desses empreendedores que são ótimos profissionais, porém líderes não tão bons assim – no sentido de manter a equipe próxima e motivada – talvez um dos maiores mitos que você leva em sua rotina – consciente ou não – é de pensar que precisa de grandes ações para ter uma equipe de alto desempenho. Não, você não precisa. Gestos simples são capazes de motivar muito mais. Por exemplo:

Escreva e-mails curtos, constantemente, elogiando pequenas coisas.

  • Sempre que estiver em grupo e falar de algo que deu certo, mencione a pessoa responsável.
  • Mesmo que não haja o que celebrar, apenas para fins de criar um ambiente agradável, invista em pequenos mimos: bombons, cesta de doces, um café especial…
  • Vez ou outra, proponha um almoço com todos juntos ou happy hour. Caso se preocupe com custos, procure um lugar em conta ou talvez peça uma pizza no fim do dia.
  • Sempre que tiver uma deixa, pergunte às pessoas de sua equipe sobre projetos pessoais ou atividades que são importantes para elas. Como vai o curso x, ou como estão os planos para a viagem y. O interesse sincero tem o poder de fazer alguém se sentir valorizado e nem sempre precisa ter a ver com trabalho.

Agora, se precisa de uma ideia para parabenizar toda a equipe por algo grande que conquistaram, uma ótima ideia é propor benefícios personalizados.

Como seria isso?

Pergunte a cada um o que prefere e, dentro de suas possibilidades, faça acontecer. Talvez, para um colaborador o mais empolgante seja sair uma hora mais cedo em determinado tempo para fazer um curso, enquanto para outro seja melhor tirar dias de folga seguidos. Outro pode até estar precisando de uma ajuda com alguma questão familiar e você possa ajudar.

Valorizar a equipe é olhar cada membro como uma pessoa única e importante no processo. Acredite, são de pequenos e sinceros gestos que uma grande relação é construída e ser um bom líder é, antes de tudo, ser humano.

Valorizar a equipe: é mais simples do que você pensa
Avalie