Você sabe o que é remarketing?

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Você sabe o que é remarketing? Se não, vamos explicar para você. Se sim, já parou para pensar que esta prática pode ajudá-lo a fechar mais vendas?

Remarketing nada mais é do que voltar a estabelecer contato com quem “quase” fechou compra com você, ou um negócio, ou seja lá o que for que deveria ter acontecido, mas não aconteceu.

Nem sempre uma venda acontece de maneira linear. E isso em qualquer negócio. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, sabe que clientes costumam entrar para dar “só uma olhadinha”. O vendedor atento, contudo, vai observar o que este cliente mais gostou e tentar conversar despretensiosamente para pegar algum contato. Cartões de visita, neste caso, são ótimos para isso. Algum tempo depois, o vendedor liga para este cliente –que outros achariam perdido – e pode avisar de uma promoção ou liquidação. No remarketing, nenhuma venda é perdida.

Saber identificar os receios dos seus clientes é importantíssimo no remarketing, porque aí você atua diretamente no ponto que impossibilita a compra. Ponto que, de repente, para você é muito simples de resolver, mas que o seu cliente pode ter receio de explicar. E se ele apenas precisa que o parcelamento seja maior? E se ele apenas precisa de frete gratuito?

Como demos o exemplo da loja de roupas, o remarketing pode ser feito tanto em negócios online como off-line. Embora muitas empresas usem sistemas para aplicar essa técnica, na medida em que puder fazer um contato mais pessoal, melhor. Um telefonema informal sempre será mais simpático do que o telefonema no qual a empresa/vendedor fala de maneira automática, com texto decorado. Assim como e-mails pessoais, escritos de maneira direcionada, sempre são melhores que e-mails enviados via sistema de disparo. Caso opte por essas vias mais automáticas, o que não tem problema, procure criar textos padrão mais amigáveis.

Uma regra importantíssima para o remarketing: o potencial cliente precisa ter se interessado por algo de sua empresa. Por isso, observar é importante para não ser invasivo ou inconveniente.

Se o seu negócio é online, provavelmente já reparou que muitos clientes desistem da compra na última etapa, quando o produto já está no carrinho. Essa prática é muito mais comum do que você imagina. Se um número tão alto de abandono de produtos no carrinho puder ser minimamente revertido, imagine o quanto sua empresa pode lucrar? Acredite no poder do remarketing.

Você sabe o que é remarketing?
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