10 Dicas Essenciais para Você Criar um Panfleto

Os panfletos são materiais de divulgação que além de serem simples e práticos, são uma forma eficiente de você divulgar a sua mensagem. Mas para transmitir de forma correta e que chame a atenção do público, você deve ter em mente alguns detalhes sobre sua criação. Que tal conferir as nossas dicas para tornar o seu panfleto ainda melhor? Vamos!

Dica 1 – menos é mais

E isso não significa que vai faltar algo no seu panfleto. O segredo é separar o básico, mas essencial: sobre o que você vai falar, quem faz isso, quando, porquê. Evite as frases longas e detalhes desnecessários, mas não deixe de lado o que é básico.

O principal objetivo ao se utilizar um panfleto é prender imediatamente os olhos do leitor na sua mensagem, utilizando uma linguagem clara e simples para que qualquer pessoa que for pegar conseguir ler e identificar o que você está querendo transmitir.

Durante o processo de criação do seu panfleto, a primeira coisa que você deve ter em mente é que sua mensagem deve atingir os 5 W’s: Who (quem), What (o que), Where (onde), When (quando) e Why (por que). E que o título deve falar exatamente sobre o que você está querendo anunciar.criar um panfleto

dica 2 – o título do seu panfleto é fundamental

Seu panfleto pode até ter bastante informação, mas a primeira impressão será passada pelo título. Afinal, a maioria das pessoas não lê por completo o que pega por aí, seja seu panfleto, seja o cartão que você deixa: por isso, chame atenção logo no título!

Além disso, você pode colocar uma ideia bem geral do que está divulgando, como “bolos caseiros de todos os sabores” ou “bonecas artesanais”. Lembre-se: isso pode ser o que a pessoa lê logo de cara, e o que ela memoriza logo de cara também!

Outra regra básica a ser seguida é a utilização de no máximo duas fontes, sendo uma para o título e a outra para o resto do texto. Uma quantidade maior de fontes irá distrair o leitor e ele só irá olhar para o seu material durante alguns segundos, portanto simplicidade é a palavra principal! A mesma regra vale para as imagens: duas no máximo.

dica 3 – deixe espaços vazios no seu panfleto

Mais uma dica importante na hora da criação do seu material é deixar vários espaços sem texto ou imagem nos panfletos. O espaço vazio é mais relaxante, agradável aos olhos e vai evitar que as pessoas se percam na mensagem que você quer transmitir.

Os textos e as figuras em equilíbrio com os espaços em branco é ponto fundamental. Se você tiver dificuldades ou não puder contratar um designer profissional para fazer a sua arte, pode escolher um modelo pronto de panfleto.

Acredite: espaços vazios no seu panfleto também ajudam bastante. Isso tudo porque quem lê o seu panfleto deve ter um espacinho pra “respirar”, sem que as informações pareçam transbordar. Isso não quer dizer que vazio seja igual a um espaço branco, mas uma área com a cor do background.

dica 4 – cores

Quando dizemos que é necessário que haja “muita cor”, não significa colocar todas as cores do mundo no seu panfleto, tá? Escolha algumas, sabendo o que cada cor transmite, mas dose o quanto vai colocar de cada uma. A cor que você mais usar vai ter um destaque a mais – e carregar com mais força a mensagem que passa.

dica 5 – suas informações de contato

Usualmente, as pessoas costumam se lembrar mais das últimas informações que elas viram por último, no final do panfleto. Por conta disso é lá na base, entre as duas últimas linhas, que você deve inserir as suas informações de contato (telefone, e-mail, endereço físico) e o nome da sua empresa.

dica 6 – chame seu cliente para uma ação (call-to-action)

Procure uma frase chamativa, com verbos no imperativo – como em “faça”, “tenha”, “compre”, em tom de pedido/ordem. Esse tipo de atitude mostra que você está dizendo o que quer que eles façam. Mas, como já dito anteriormente, a afirmação tem que ser simples e direta, como “assine aqui”, “compre”, “junte-se a nós”, “venda”, “faça parte”.

dica 7 – Qual é o seu objetivo da comunicação

Os melhores panfletos são baseados em uma só ideia, meta, ou assunto. Adicionar muita informação só vai servir para desviar a atenção dos leitores, estabeleça apenas um objetivo de comunicação e tenha certeza de que toda a peça conversará com este objetivo.

Panfletos-Post

dica 8 – Quem receberá seu panfleto? Esse público já conhece a sua empresa?

Saber com quem você pretende se comunicar é sair na frente de um concorrente despreparado. Onde esse panfleto será entregue? Quem o receber, já está familiarizado com a minha empresa/marca?

Respondendo a estas questões você pode definir melhor quais informações da empresa dispor no panfleto. Se o público alvo são novos clientes, é necessário que fique explícito o nome da empresa, bem como os canais de comunicação, seja um site, e-mail, telefone, ou redes sociais e ainda se for necessário, uma breve introdução sobre o negócio.

Caso o público alvo sejam clientes recorrentes, o cenário é diferente. Nos dias de hoje conhecer o gosto e a preferência dos seus clientes com base em dados é fundamental para oferecer um novo produto ou promoção especial. Um exemplo de uma primeira etapa para adquirir estas informações é pedir a apresentação do panfleto no momento da compra, assim você conseguirá saber qual foi o impacto da ação, qual produto foi mais efetivo, e quem comprou. Guarde isto para futuras ações.

dica 9 – Muita atenção com a qualidade das suas imagens

Antes de adicioná-las a peça, selecione e agrupe as imagens que tem potencial para serem utilizadas, há algumas formas de se conseguir boas imagens:

  • Contrate um fotógrafo profissional para tirar fotos da sua empresa, funcionários ou produtos. A hora do profissional de fotografia varia muito, então procure algum que seja adequado às condições financeiras da empresa. Tenha em mente de que boas fotos vão aumentar a efetividade do seu panfleto, além disso, poderão ser reaproveitadas em futuras campanhas.
  • Encontre ou compre imagens e vetores na internet. Procure no Google Images, veja se a imagem é de uso aberto ou se há necessidade de comprá-la.
  • Compre direitos de foto no Flickr ou de fotógrafos locais se for utilizar a imagem em apenas um projeto. Comprar estoques de fotografia talvez possa ser um bom negócio. Pesquise preços e procure negociar com os fotógrafos, eles costumam ser flexíveis na compra de uma boa quantidade de fotos.

dica 10 – o designer gráfico estudou pra isso

Não aquele seu primo que “manja” um pouco de Photoshop não é a melhor opção no momento de fazer seu panfleto. É claro que tudo depende de quanto se tem pra gastar,  no geral um serviço de design não tende a ser absurdo, e na grande maioria dos casos optar por um serviço profissional é a melhor opção. Caso optar por um designer não seja uma opção, procure referências e inspirações antes de desenvolver o layout e atente-se às próximas dicas.

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10 Dicas Essenciais para Você Criar um Panfleto
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4 Comments

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4 Comments on “10 Dicas Essenciais para Você Criar um Panfleto
  1. Costumo usar mais o Adobe Photoshop, aliás eu sei que não é o mais adequado mas eu uso ele pra tudo… gostaria de saber se existe algum artigo de vocês específico para esse software.

    • Oi Cacia,

      Depende muito do seu objetivo de comunicação, você avaliou este item?
      Ele é fundamental para que possa definir as informações que irão constar.
      Se puder dar mais detalhes, creio que poderemos ajudar melhor.

      Abraços!

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