Afinal, o que é Pinterest?

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Mais uma dica da Zocprint para você que quer divulgar seus serviços em redes sociais para aumentar o alcance dos seus produtos. Dessa vez, nós separamos o Pinterest, uma rede social que em pouco mais de seis meses cresceu tanto, mas tanto que garantiu mais tráfego de referência do que o Google+, Linkedin e Youtube combinados.

Para entender o que isso significa, vamos explicar essa grande vantagem do Pinterest primeiro. Colocando em palavras simples, esse “tráfego de referência” é uma expressão usada quando uma pessoa vai para o seu site ou blog depois de clicar em um link de outro site. Ou seja, em vez de te achar pelo Google, ela te acha por um site que postou algo como “ah, o que o fulano posta no blog dele é muito bacana”, com link e tudo. Isso faz com que a imagem do seu pequeno negócio possa ser veiculada de maneira mais interessante ainda e atraia mais gente.

Através do Pinterest, os usuários colocam em uma espécie de mural o que acham mais interessante veiculado na rede. É a mesma ideia dos murais em que as pessoas colocavam fotos e folhas com um alfinete (afinal, em inglês, pin significa isso mesmo). Quer coisa melhor do que o seu cliente mostrando que gosta do que você posta em seu próprio “mural”?

Mas, e agora, como usar?

1)     Faça sua conta e interaja

Vamos lá. Você resolveu divulgar seus produtos pelo Pinterest e fez a sua conta. Pequeno detalhe: você tem de ser “convidado” por alguém que já tenha conta por lá, mas isso é muito fácil de arranjar. Depois de fazer a sua conta, você vai receber uma listinha de gente que pode ser interessante, com posts que você possa achar legal (bem parecido com as recomendações do Twitter!). A partir do momento que você decide seguir uma dessas pessoas, dá pra interagir bastante e chamar gente pra te seguir também, através de outras redes sociais.

Lembre-se: No Pinterest, você pode “curtir” o post de alguém clicando no coraçãozinho; pode dar “RePin”, que é o share/compartilhar parecido com o Facebook; pode colocar um arquivo seu, uma foto, algo que venha do seu PC e você queira postar através da ferramenta “Upload a Pin”, ou pode colocar um link através do “Add a Pin”. Depois disso, é só clicar em Pin It!

2)     Coloque conteúdo e divulgue por outras redes

Tudo certo, você tem uma conta e sabe como mexer. Comece a colocar conteúdo, não apenas sobre seus produtos, mas sobre coisas que se relacionem a eles. Por exemplo, se você vende lanches naturais, não precisa só colocar fotos dos lanches ou textos sobre o seu produto, mas também pode ser uma boa colocar algo sobre “Como deixar sua vida mais saudável” e linkar isso aos lanches.

Com seu conteúdo já esquematizado, divulgue seu Pinterest através de outras redes – e vice-versa, porque as interações Twitter-Pinterest ou Facebook-Pinterest são ótimas! Coloque no Pinterest o link para o conteúdo do seu blog, se quiser: tudo isso funciona através da ferramenta Add a Pin.

3)     Comente e mencione usuários

Já pensou se você tem um cliente em potencial visitando sua página no Pinterest? Para gerar mais interesse, tente comentar sempre que possível nos “pins” de usuários e mencioná-los. Para isso, você usa a mesma maneira do Twitter: @nomedousuário, como você faz ao mencionar a @zocprint.

4)     Variedade é tudo!

Você vende coxinhas e sucos, por exemplo. Faça posts relacionados, coloque fotos e até mesmo vídeos. Transformar sua página numa fonte para tudo isso pode ser a chave para atrair clientes e deixá-los mais satisfeitos com o conteúdo postado!

E aí, gostou do Pinterest? Caso tenha alguma dúvida, escreva para nós através dos comentários ou mande seu comentário via Facebook ou tuitando, mesmo! Aproveite os produtos da Zocprint para garantir a presença do seu produto e da sua imagem até mesmo off-line, em seu contato com o cliente, com cartões de visita, brindes e até capinhas de iPhone.

Afinal, o que é Pinterest?
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