Criatividade: dom ou treino?

banner criatividade pequeno

 

Criatividade: Dom ou treino?

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é um dom ou um talento, mas a sua essência está em um jeito diferente de ver o mundo e de se expressar através de ideias que fujam do senso comum. Tudo isso é possível de ser treinado e aprimorado. Pessoas criativas são muito desejadas em ambientes profissionais por trazerem soluções inovadoras e diferenciadas. Elas buscam por diversas alternativas que podem resolver grandes problemas da empresa. Muitas pessoas querem melhorar suas habilidades de criatividade, mas não sabem ao certo como podem fazer isso. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de pequenas ações que você pode fazer todos os dias para exercitar o seu cérebro a pensar de maneira diferente.

 

Crie referências

Você só ouve um tipo de música? Ou você sempre escolhe o mesmo restaurante? Que tal experimentar coisas novas? Tente buscar por referências através de tudo que foge da sua rotina, seja na escolha de um filme ou do passeio do fim de semana. O importante é conhecer o mundo ao seu redor para poder mesclar todas as suas referências na criação de novas ideias.

Se sensibilize com os problemas ao seu redor

Só é possível pensar na elaboração de um problema quando você reflete sobre ele. A melhor forma de fazer isso é se atualizar e buscar pelas principais notícias que giram pelo mundo. Não significa que você vai salvar o mundo, mas tente pensar como você resolveria cada situação e leve esse hábito para resolver os problemas menores que você tem em diferentes áreas da vida.

Sonhe

Imagine um mundo totalmente diferente ao seu redor, ouse pensar em como as coisas podem ser simples e fáceis. O lúdico é parte integrante do mundo infantil e essencial na educação e aprendizagem das crianças, mas não pense que só porque você cresceu que não deve exercitar este lado para expandir seus pensamentos.

Crie novas ideias

Criar novas ideias significa inovar, fugir de padrões e “pensar fora da caixa”. É possível fazer isso em diversas situações, muitas vezes até te ajudando a resolver seus problemas. Você também pode pensar em uma ideia que ajudaria muitas pessoas ou até mesmo criar um novo produto. Pense em cada detalhe, desde como você poderia produzir esse produto até a forma de alcançar o público-alvo. Não se esqueça de anotar tudo isso, assim você pode assimilar e desenvolver melhor todas as ideias.

Concentre-se

Não adianta tentar ter novas ideias se você estiver fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Pare por alguns minutos, respire fundo e tente esquecer tudo que você precisa fazer. Se concentre no assunto que você precisa de novas ideias e tente criar diferentes alternativas para o seu problema. A criatividade te ajudará a ter uma melhor capacidade de pensar em soluções, mesmo que elas pareçam impossíveis.

Associe ideias

“Mas o ator desse filme não estava na peça que assistimos semana passada, que foi escrita por aquele diretor famoso?”. Ficou perdido na frase? Então você precisa praticar a associação de ideias. Ela pode ser muito importante na hora de ser criativo, pois fará com que você se lembre de muitas coisas que você aprendeu e que podem ser muito úteis em algumas situações.   Não se esqueça de que para associar ideias você precisa ter referências (O primeiro tópico do nosso texto).

Tenha muitas experiências de vida

As suas experiências de vida vão determinar muito sobre quem você é, logo, elas podem te transformar em uma pessoa mais criativa.  Experiência é tudo aquilo que você adquire por fazer algo novo, e o melhor é que você pode conseguir isso de diferentes formas. Pode ser viajando pelo mundo, ajudando com projetos sociais ou até mesmo aprendendo a tocar um instrumento. Com tantas opções, escolha fazer algo que realmente traga prazer e satisfação pessoal.

Treine sua lógica

Já deu pra perceber que as pessoas criativas precisam treinar muito sua capacidade mental né? O cérebro é uma máquina muito potente que é responsável pela forma como agimos e pensamos. Treinar a lógica é importante para desenvolver o nosso raciocínio e a nossa criatividade. É possível fazer isso através de vários jogos mentais que fazem você descobrir sozinho como resolver problemas e sair de diferentes situações.

Questione

Os grandes filósofos buscavam respostas para as perguntas mais polêmicas através de mais perguntas. Ao questionar, você direciona toda a sua atenção para a solução do problema. Para fazer isso, você viaja por todos seus conhecimentos em busca de diferentes alternativas. É por isso que as ideias mais criativas surgem do questionamento de seus autores, que são responsáveis pela criação de histórias fantásticas.

Abuse dos seus 5 sentidos

Sinta, veja, toque, ouça e prove. Os 5 sentidos são essenciais para conhecer o mundo ao seu redor. É através deles que podemos experimentar todas as coisas e criar uma memória sensorial.

Os sentidos ajudam na percepção de tudo que nos cerca e é a atenção que damos a isso que nos ajudará a formar nossas referências. Tudo que sentimos pode nos ajudar a criar um mundo diferente em nossas cabeças. Podemos misturar diferentes sensações para formar ideias cada vez mais criativas.

Todas essas dicas são, de alguma forma, propostas para você exercitar o seu cérebro a pensar diferente e a enxergar o mundo de outras perspectivas. Ao enfraquecer o domínio do consciente sobre o inconsciente, as ideias criativas podem aparecer com mais facilidade. De fato, muitas pessoas conseguem inspirações para resolver problemas difíceis quando estão em um estado de sonolência devido ao predomínio do seu inconsciente. É por isso que a criatividade pode ser melhorada através de pequenas mudanças de hábitos.

Se você gostou das dicas, nos conte aqui embaixo nos comentários como você expressa a sua criatividade. Aproveite e nos siga em nossas redes sociais, no Twitter, no Google+ ou no Facebook.

 

Criatividade: dom ou treino?
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *