Dicas de Negócios para o Setor da Beleza e Estética

O Brasil sempre está entre os países mais “vaidosos” do mundo. O nosso povo é bastante preocupado com a beleza, por isso é tão comum ver salões cheios e muitas vezes um salão muito próximo do outro. A indústria da beleza também lucra milhões todos os anos com produtos para cabelos, pele, corpo… E por aí vai.

O mercado que um dia foi maciçamente das mulheres hoje também atende milhões de homens. Cada vez mais vaidosos, os produtos já existem aos montes para diversos tipos de cabelos, peles e… barbas. As antigas barbearias voltaram com tudo ressuscitando um hábito tão antigo.

Exatamente porque não caímos do ranking – ao contrário, em alguns nichos até crescemos – investir em negócios de beleza pode ser muito lucrativo. Confira dicas importantíssimas para se dar bem no mercado da beleza.

Dicas para negócios no setor de beleza e estética

Para fazer bem feito quase tudo na vida é importante gostar. É claro que não é tudo, e nem quer dizer que é só desta forma, mas ter afinidade com o assunto e gostar de estar por dentro de tudo referente ao assunto é um dos segredos do sucesso. No setor de beleza e estética, as fontes de informação são inúmeras: revistas, filmes, TV, eventos, grupos sociais, entre outros.

Estude

Seja mulher ou homem, ninguém volta em um salão de cabeleireiro se o resultado não foi como o esperado. Beleza e estética são setores nos quais não se tolera muito o erro. Faz sentido, afinal, o que está em jogo é a autoestima da pessoa, e os danos podem durar meses ou até serem irreversíveis, em alguns casos.

Por isso estudar é fundamental. Imprescindível, diríamos. Além de aulas, ir a feiras, eventos, testar produtos, estar sempre por dentro do que há de mais moderno é importante. Para fidelizar clientes, oferecer o que sempre pode ajudar na vida corrida é fundamental. Há de se considerar que, neste quesito beleza, tanto homens quanto mulheres muitas vezes fazem sacrifícios financeiros consideráveis para ficar “bonitos”.

Encontre um nicho

É claro que a fecundidade do mercado de beleza e estética não é novidade e por isso mesmo hoje há disputa acirrada pelo cliente. Uma saída para assegurar um lugar ao Sol é encontrar um nicho. Por exemplo, você sabe que há salões especializados em cabelos afro, cabelos loiros ou mesmo barbearias. Com criatividade, é possível explorar ainda mais esse mercado, aliando-se a técnicas específicas, marcas ou criando outro conceito, por exemplo.

Networking

No setor de beleza e estética, o popular boca a boca funciona bastante. Uma mulher satisfeita com o seu cabeleireiro ou esteticista é capaz de convencer facilmente outras mulheres. É importante então não apenas prestar um bom serviço como circular em eventos, conhecer pessoas, estar em contato com “influenciadores”: pessoas que são persuasivas e podem indicar o seu produto ou serviço. Mas esse networking não é apenas com potenciais clientes, é com fornecedores e com parceiros também.

Outras dicas muito úteis para começar um negócio no setor de beleza cabem perfeitamente para outros nichos. É o que faz, na prática, qualquer ideia dar certo. Por isso, aposte em:

  • Proatividade;
  • Seja cortês, educação;
  • Honestidade é imprescindível nesse setor: não dê falsas esperanças no que diz respeito ao resultado do serviço ou do produto;
  • Leia revistas especializadas e gerais;
  • Preze por um ambiente bem arrumado – mesmo que simples. Organização sempre conquista. Se for perfumado e tiver elementos que ligam à beleza, melhor ainda.

Para saber mais, acompanhe as notícias da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e outros sites relacionados.

Área Promissora

O Brasil está em 3º lugar no ranking mundial de consumo dos produtos de beleza. Se você está na área relacionada a produtos para cabelos, melhor ainda: o Brasil está na 2ª colocação. O número de salões cresceu 78% em cinco anos!

Vendo tudo isso, dá pra pensar em seguir nessa área, né? Cursos de capacitação estão disponíveis pelas cidades de todo o país e, nas capitais, é ainda mais fácil encontrar um que seja ideal pra você. O ramo de revenda de produtos de beleza também têm destaque e pode ser uma boa! 😉

Produtos mais inovadores a cada dia!

Hoje, você não tem desculpa pra não dizer que vende produtos cada vez mais modernos! Apliques de cabelo com estampas de animais, novos cremes para deixar a pele com aparência renovada, além de equipamentos cada vez mais eficazes… Tudo isso disponível para melhorar o seu negócio!

Há inúmeras opções de lojas, até mesmo especializadas no ramo, e perfumarias para todos os gostos: dá pra pesquisar preço e aproveitar essa variedade toda disponível. Algumas perfumarias, como a Sumirê, também oferecem informações sobre cursos e produtos através de site e redes sociais!

Atendimento a domicílio e novas formas de empreender

Não quer ser parte de um salão de beleza? Profissionais independentes também têm seu lugar no mercado e o atendimento em domicílio tem crescido bastante. Oferecer ao cliente que vive na correria um horário diferenciado ou atendimento em outro lugar, por questão de praticidade, também ajuda. Mostre sempre ao cliente o quão importante ele é e privilegie o atendimento sempre!

Independentemente da maneira de empreender, tenha sempre consigo um cartão de visita ou algum material que mostre seus serviços, que tenha a sua marca. Pode ser até mesmo um cartão fidelidade do estabelecimento ou uma caneta personalizada – a escolha é sua. Divulgar é essencial.

Ajude seu cliente

Sentir-se linda é ótimo, faz um bem danado à saúde. Você, vendendo produtos, fazendo tratamentos de pele incríveis, cortando o cabelo ou maquilando a cliente, indiretamente ajuda. Conversar com o cliente e ajudá-lo com seus produtos é tudo de bom, não?

Mercado crescendo, novos produtos e atendimento diferenciado… Diz se não é ótimo, hein! Aproveite nossos produtos para revendedoras e todos os que você pode personalizar pra te ajudar passar uma imagem profissional ainda melhor! Gostou da postagem? Comenta aí embaixo ou manda pra gente no Facebook! 😉

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