Franquias: Uma alternativa para abrir seu Negócio

Uma saída para quem deseja empreender, mas não sabe em qual ramo, são as franquias. Apostar em uma marca consolidada pode ser um dos caminhos para o sucesso. Descubra de maneira didática o que é exatamente uma franquia e quais são as vantagens e desvantagens de apostar nesse tipo de negócio.

O que são franquias?

João criou uma marca. A marca de João fez sucesso. João percebeu que ganharia ainda mais se permitisse que José e Joaquim vendessem os seus produtos, com lojas no mesmo formato da sua. O que José e Joaquim ganham com isso? A chance de lucrar muito em cima da marca de João, que já é um sucesso. Metade do caminho andado? Sim!

Franqueador: João

Franqueado: José e Joaquim.

Franquia ou franchising empresarial é o nome que se dá a essa maneira de empreender. Explicado assim, de maneira muito simples, vemos que há vantagens para os dois lados. Mas, na vida real, na prática mesmo, há mais nuances, direitos e deveres de cada parte.

franquias para iniciar seu proprio negocio

as vantagens das franquias para o franqueador

Vantagens para João, dono da marca.

  • João determina onde serão as lojas e quais produtos poderão ser vendidos. Na maior parte dos casos, José e Joaquim podem sugerir e opinar. A palavra final, contudo, é de João.
  • João controla as auditorias que atuam para detectar falhas no cumprimento das obrigações de José e Joaquim. João tende sempre a ser rigoroso porque, afinal, a marca é dele e ele é quem deve garantir que ela continua no topo.
  • João tem o poder de orientar e reorientar o rumo da gestão do negócio de José e Joaquim.

Resumo: ser franqueador é um negócio em si mesmo. Por isso João sempre será o maior interessado.

AS VANTAGENS DAS FRANQUIAS PARA O FRANQUEADO

Vantagens para José e Joaquim, os que vão usar a marca.

  • Dispõem da credibilidade financeira de João,
  • Podem negociar preços e prazos de pagamento,
  • Não vão precisar testar os produtos, porque já foram testados por João.
  • Podem aproveitar a rede de distribuição já estabelecida.
  • Não precisarão criar processos e estratégias. Os treinamentos serão dados por João.
  • João já sabe as melhores estratégias de venda, é só aplicá-las.
  • O valor a ser investido nas lojas já vai estar calculado. José e Joaquim não terão surpresas e já saberão onde comprar o que precisam.
  • Independência jurídica e financeira

Ponto em comum:

Um dos pontos que dependem de todos é a propaganda. Os custos, tanto das campanhas como dos materiais de divulgação impressos, são divididos. Em algumas situações é criado um fundo no qual valores são arrecadados para que depois sejam usados na criação das peças publicitárias e dos próprios folders, cartazes, pôsteres, outdoors, enfim, o que for preciso para fazer propaganda dos serviços e produtos.

Importante para ir mais fundo no assunto:

As duas partes são responsáveis pelo sucesso e pelo fracasso. Usar uma marca já consolidada tem um preço: entre muitos, o de ter “os olhos do dono” “engordando o gado”. Ou seja, José e Joaquim não terão autonomia para tomar grandes decisões. Mas poderão, certamente, lucrar muito em cima da trajetória de sucesso de João.

Franquias: Uma alternativa para abrir seu Negócio
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *