Marketplace: Conheça este modelo de negócio

Alguém já disse para você divulgar seus produtos em um marketplace? Aliás, antes de tudo, você sabe o que é um marketplace? E qual a diferença entre marketplace e e-commerce? Vamos explicar tudo tudo para você.

O que é Marketplace?

Funciona como supermercado virtual no qual você vende seus produtos junto com outras marcas, no mesmo espaço. É como uma farmácia que vende remédios de vários laboratórios ou mesmo livrarias que vendem publicações de várias editoras. Em um marketplace, você disputa a atenção do cliente com outras marcas, muitas vezes concorrentes diretas, outras vezes não.

Vendas pela internet estão em alta. É algo (mais) fácil, de significativa expansão, e você tem menos custos do que teria mantendo uma loja física. Sem falar que você pode mantê-la de qualquer lugar. O marketplace é um desses modelos de negócio bastante vantajosos se você está começando, por exemplo.

As principais vantagens são:

• Infraestrutura;
• Segurança;
• Diversas formas de pagamento à disposição;
• Base de clientes já consolidada;
• Sem custos de marketing;
• Sem preocupação com logística de entrega;
• Custos programados: se você vender, você paga, se não vender, não paga.

As principais desvantagens são:

• O marketing gira em torno do nome do marketplace e não do seu produto ou da sua marca;
• Concorrência acirrada;
• Formas de promoção engessada;

Aparentemente, o marketplace oferece mais vantagens. Bom, não é só aparentemente. Saber exatamente onde você está pisando é ótimo, ainda mais se você não tem muito dinheiro para arriscar. Todas as vantagens ligadas ao e-commerce estão atreladas ao dinheiro que você precisa ter em caixa para investir em:

• Plataforma;
• Divulgação;
• Atendimento;
• Produtos;
• Envio;
• Manuseio;
• Base de clientes.

Para tudo isso precisa de uma grana, não é? Porque então muitos optam pelo e-commerce em vez do marketplace? Porque a marca consolidada é a sua e não de outros. Essa é a maior das desvantagens.

O ideal mesmo é manter seus produtos nas duas plataformas. Uma vai dar apenas lucro e outra vai dar lucro e visibilidade, mas terá custos.

As duas formas são vantajosas e merecem sua atenção, mas apenas uma é uma possibilidade menos arriscada se não há dinheiro em caixa.

Seja como for, você pode começar hoje mesmo a empreender na internet e deixar que seu negócio cresça aos poucos. Resumindo: você pode começar a vender seus produtos em um marketplace, ir trabalhando devagar na identidade visual da sua marca e, depois, aos poucos, ir montando o seu próprio e-commerce.

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