Scrum: A metodologia de gestão para seu négocio

Você já ouviu falar na Metodologia Scrum?

Se sim, sabe que é um “sistema” para ajudá-lo no planejamento e na gestão de projetos.

Se não, você precisa conhecer já! Quem sabe não é tudo aquilo que você está precisando para dar uma organizada no dia a dia de sua empresa?

como funciona a Metodologia Scrum ?

Todos os seus projetos são divididos em “sprints”, que são ciclos, um tempo que será determinado por você: 1 mês, 15 dias, 3 semanas…

Com a Metodologia Scrum, você pode ter vários “sprints” trabalhando ao mesmo tempo. Ou seja, vários projetos. A Metodologia Scrum vai fazer com que tudo aconteça ao mesmo tempo, mas de maneira organizada.

metodologia scrum - sprints

Definidos os “prints” (projetos), vamos para o Product Backlog (listas).

Por exemplo:

Você tem dois projetos. Um chama-se Captação de Novos Clientes e Vendas do Carnaval.

Cada um desses projetos vai ter um “sprint”. Dentro dele, você vai destrinchar todas as atividades que devem ser executadas. Então, formam-se duas listas (Product Backlog). Nestas listas, é importante colocar as datas de cada ação, para que sejam estabelecidas as prioridades.

A cada dia, é interessante fazer uma breve reunião para olhar essas listas. Desta forma, o dia anterior é repassado e é possível verificar o que deu certo para assim continuar com o planejamento.

Como colocar em prática a Metodologia Scrum

Há ferramentas virtuais para organizar tudo isso como o Jira. Ou é possível criar um quadro de trabalho simples, usando a metodologia Kanban.

O método Kanban organiza tudo basicamente em quatro estados, que pode variar, é claro. São elas: “Ideias”, “Ações Iniciadas”, “Ações em Andamento” e “Ações Concluídas”. Algumas pessoas classificam essas ações como “A fazer”, “Em andamento”, “Em Testes” e “Concluído”. Escolha o que for melhor para você.

Se ajudar, esse quadro pode ser físico e não virtual. O que possibilita que toda a equipe veja o andamento do projeto como um todo, ao mesmo tempo vendo cada parte isoladamente.

Cada um tem um papel na Metodologia Scrum

Cada membro da equipe tem uma responsabilidade, um papel a desempenhar. Normalmente, a Metodologia Scrum exige três papeis:

  • Quem define as tarefas (Product Owner);
  • Quem gerencia as tarefas, ajudando a fazê-las acontecer, administrando impedimentos. (Scrum Team);
  • Quem dá a palavra final sobre tudo e tem o poder de alterar a prioridade (Scrum Master);

O que é importante na Metodologia Scrum?

Reuniões diárias rápidas: para todos terem em mente o que é importante fazer;

Visualização do trabalho: registros visuais ajudam no andamento do trabalho. Por isso o Kanban ajuda bastante.

Prioridades: quando as tarefas são hierarquizadas, é mais difícil perder de vista o que é mais importante resolver.

A Metodologia Scrum vai ajudar a organizar as tarefas e a exigir menos da equipe em termos de horas extras, o que certamente impacta na motivação. Sem falar que, quando os resultados aparecem, todos ficam felizes e motivados. Vale a pena experimentar!

Scrum: A metodologia de gestão para seu négocio
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *