O Marketing das novelas

marketing-das-novelas MENORRRR

Difícil achar alguém por aí que não veja novela. Quem nunca assistiu a uma novela que fosse, não? Bacana mesmo é notar que as novelas mostram lições ótimas de marketing para quem quer tornar a própria empresa um sucesso.

1)    Divulgue de maneira inovadora

Muitas novelas usam estratégias excelentes de divulgação e que podem servir para o seu pequeno negócio. Não somente eventos para o lançamento, mas ações de marketing adaptadas à proposta de cada novela.

Você se lembra, por exemplo, da Cheias de Charme? Para divulgar a realidade abordada na novela, um ônibus oficial circulava pelo Rio de Janeiro levando promotoras vestidas de faxineiras. Elas faziam a limpeza por onde passavam, e cantavam sucessos do sertanejo universitário para chamar a atenção de quem passeava pelas ruas próximas da ação.

Use e abuse da criatividade na hora de divulgar sua marca. Faça promoções, invente e reinvente o que você vê por aí, adaptando ao orçamento. Deixe amostras, tente favorecer a divulgação pelo boca-a-boca… Tudo é válido. 😉

2)    Não ignore as redes sociais

Pelo contrário… Saiba usá-las. O que seu cliente diz no Twitter? E pelo Facebook? Ele posta fotos dos seus produtos pelo Instagram? Pois é, toda essa informação é muito útil para quem quer garantir a satisfação do cliente e sua fidelidade aos produtos e à marca. Busque sempre analisar o retorno pelas redes e valorize essa parte da divulgação para que seu cliente não seja um cliente: para que ele sinta-se parte da equipe.

A novela Avenida Brasil, sucesso de Ibope bem recente, foi um claro exemplo disso. A Carminha, vilã da trama, começou a atrair mais e mais a atenção de quem assistia. Os comentários foram parar em redes como o Twitter e o Facebook, em que hashtags e mentions eram voltadas aos capítulos da produção da Globo. Tanto sucesso da Carminha que a personagem acabou por ter maior destaque.  Até o final da novela foi alterado por conta das redes sociais!

3)    Faça suspense, faça promoções…

Nossa, qual será o lançamento da sua loja de doces? E o resultado daquele sorteio que você fez, hein? Isso tudo dá novo fôlego ao seu pequeno negócio e proporciona um ambiente bacana de interação com o cliente. Dá quase um suspense na hora de ver o resultado, a novidade!

Prova disso é o clássico suspense às vésperas do último capítulo de cada novela de muito destaque. Na Vale Tudo, em que o mistério de quem matou Odete Roitman deixava os que assistiam ansiosos e motivados a ver a novela, querendo saber como seria a punição da vilã. O sucesso também foi visto no caso da novela Avenida Brasil, que também alcançou o interesse do público e garantiu grande lucro e visibilidade à Globo.

E aí, lembrou esses sucessos das novelas? É uma boa opção para se inspirar e fazer seu novo negócio conquistar mais clientes e crescer mais ainda! Gostou do post? Fale com a gente no Facebook ou mande um tuíte, que tal? Você também pode comentar pelo nosso blog, aqui embaixo! 😉

O Marketing das novelas
Avalie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *