Posicionamento da Marca: Passa a Imagem Correta

O que toda marca deseja? Tornar-se indispensável para o seu público-alvo. Toda marca deseja que seus clientes esperem ansiosamente os lançamentos, façam filas para serem os primeiros a comprar, espalhem com orgulho que usam a sua marca. Parece exagero? Mesmo se refletirmos rapidamente veremos que não. A Apple é a maior prova disso. A apresentação da sua imagem e posicionamento da marca fazem muita diferença para seu cliente.

como criar uma marca - posicionamento da marca

Entenda o posicionamento da marca

Para uma marca significar o que a Apple significa, hoje, para os seus clientes, ela precisa, antes até de oferecer um produto ou serviço de extrema qualidade, ela precisa de uma apresentação impecável, que transmita exatamente o que ela deseja ser. A sua empresa passa a imagem correta?

A Apple é uma empresa de codificadores e designers extremamente genais, mas ela é também uma marca de profissionais de marketing geniais, pois transmitem a ideia de que se você tiver os seus produtos, você não sentirá falta de mais nada. A Apple ainda te oferece identidade. Com a Apple você é. Ponto.

Métodos aprimorados para transmitir a imagem que você quer passar não requer necessariamente muito dinheiro para investimento. Depende, quase sempre, de dedicar muita atenção aos detalhes. A sua marca passa credibilidade nos mínimos detalhes? Do primeiro contato até o último, você aproveitou todos os momentos para reforçar a identidade de sua marca?

Essa identidade pode ser transmitida tanto visualmente como conceitualmente. Visualmente, seria a partir de todos os objetos de sua empresa: do cartão de visita, passando pelos artigos de escritório, encerrando em um possível presente que você vai enviar para o seu cliente como ação pós-venda. Tudo aquilo que o seu cliente pode enxergar você pode inserir a sua marca.

Conceitualmente, porém, é outra coisa, requer mais dedicação. Tem a ver com postura, com princípios e valores, e esses demoram mais para ser elaborados ou são construídos com o tempo. Mas, claro, são importantíssimos. Aquilo que não se pode ver tem também muita importância, e justamente porque não se pode ver.

Tenha um LIFE STYLE para sua marca

Se pararmos para pensar, todas as grandes empresas que enchem os olhos de seus consumidores têm uma “filosofia” por trás, um life style. Inovação não tem apenas a ver com o produto, mas com o fator que motiva o uso do produto. Exemplo? Estabelecimentos que oferecem comida saudável. Há uma ideia por trás, um fato que leva pessoas a vender e outras a comprar. Elas estão “unidas” por esse ideal. Como o encontro acontece? Por uma apresentação impecável.

A importância de uma apresentação impecável para uma marca está em quase todos os seus processos. Desde a criação (fabricação) do produto ao armazenamento e maneira como ele é exposto. Sem falar, claro, em como ele usado. Quem determina todos esses valores é você, dono da marca.

Uma apresentação bem feita, atenta aos detalhes, tem se mostrado elemento fundamental para uma marca crescer e se posicionar corretamente. Agora, como fazer isso? Há maneiras práticas de se apresentar bem, de forma impactante?

Em primeiro lugar, enumere quais são os objetivos da sua empresa. Depois, defina a imagem que deseja construir na mente do seu público, dos seus clientes. Não precisa ser algo exato, mas uma ideia. Como você deseja que te vejam? Quando chegar a uma ideia clara, se pergunte honestamente: como faço para sustentar essa ideia que terão sobre minha marca?

É hora de trabalhar duro. Comece pelo que é possível ver: cartões de visita, folders, tudo o que puder entregar a seu cliente.

Depois, estabeleça as diretrizes essa identidade ganhar o mundo: quem são as pessoas que você vai contatar? Lembre-se que sua marca ganha ainda mais força se os colaboradores, amigos e familiares comprarem a sua ideia. Envolva a todos!

Conforme os dias forem passando, zele pela identidade e posicionamento da marca. Não permita que o ideal que você traçou se perca. E como você faz isso? Praticando, porque assim você reforça cada vez mais. Pratique e verá!

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