Surpreenda seus convidados com o convite ideal


banner pequeno convites

Convites surgiram há muito tempo atrás, antes mesmo da invenção da imprensa com tipos móveis, por Gutenberg. Num formato completamente diferente, o convidar baseava-se no anúncio do chamado Pregoeiro – um homem que a serviço do anfitrião saía pelas ruas gritando o acontecimento que viria; aquele que estivesse ao alcance da voz, estava convidado para os festejos. Por conta do generalizado analfabetismo na época, a prática de convidar pessoas por escrito surge entre os nobres que contavam com as mãos hábeis dos monges para grafá-los.

A grande variedade que temos hoje, então, aparece a partir da Revolução Industrial, por conseguinte aos avanços tecnológicos do período. Assim, nos moldes que possuímos hoje e seguindo certas diretrizes de etiqueta para seus convidados, os convites desta ordem aparecem nos tempos modernos, imediatamente depois da Segunda Guerra Mundial – pois a associação de recente democracia junto com crescente modernização tecnológica, inclusive nos campos gráficos e de design, impulsionaram de certa forma a imitação do lifestyle e materialismo da classe de prestígio social. A última tendência, portanto, na aquisição de convites é adquiri-los de forma on-line (claro que, conosco :P). Usar a Internet tornou a visualização, seleção e encomenda de convites uma tarefa bem mais fácil, inclusive para personalizá-los da maneira que achar mais conveniente.

Convites, então, geram a primeira impressão sobre o clima que terá seu evento, logo, por que não caprichar e buscar originalidade nesta introdução a bons momentos? Confira alguns tipos e suas diferentes funções e particularidades:

convite chá de cozinha

Chás/Bodas

Eventos assim são marcados justamente por frisar um momento marcante e inesquecível na vida dos anfitriões. Essencialmente de cunho mais familiar, acontecimentos como estes geralmente pedem por um convite de design mais limpo, sóbrio e que traga uma arte fazendo referências ao casal – seja os que estão comemorando Bodas ou mesmo que convidam ao Chá de Cozinha, de Bebê, de Panela, de Lingerie… Pode também exibir uma fotografia do casal, do bebê e, se muito bem localizada e num tamanho que harmonize com o do convite e não polua visualmente, até um mapa do local onde acontecerá a comemoração.

convite eventos, exposições, feiras

Exposições/Lançamentos/Aberturas

Já as festividades desta natureza exigem que seus convites sejam altamente informativos, bem decorados, chamativos e vibrantes. Precisam necessariamente conter informações sobre o local o qual abrigará a comemoração, o traje ideal e até mesmo acerca das atrações que acontecerão no espaço. Poderá trazer também fotos do estabelecimento que será apresentado, bem como desenhos caricatos dele – o que dará originalidade e, caso a informalidade seja parte da ideia, ajuda então a formar o conceito do evento na cabeça do convidado.

convite festas

Festas

Este tipo de convite é talvez o que confere maior liberdade ao anfitrião, entretanto, é o que mais precisa estar de acordo com a identidade visual da sua festa. Quanto ao design, use toda a criatividade e personalize de acordo com a impressão que você espera que tenham do festejo que virá. Caso for temática – como festa à fantasia, anos 60, do branco – seu convite pode fazer, todo ele, alusão ao que seus amigos encontrarão. Cuidado sempre com a poluição visual; um convite é o primeiro contato que seu convidado terá com a festividade que lhe será proposta.

De qualquer forma, convites são parte de toda uma organização trabalhosa chamada “preparativos para que seu evento aconteça”, logo, eles merecem um lugarzinho de destaque no planejamento e organização e, consequentemente, muita delicadeza para se escolher desde o que ele trará escrito até seu estilo, cores e design. Capriche e divirta-se!

 

Surpreenda seus convidados com o convite ideal
Avalie

2 Comments

on “Surpreenda seus convidados com o convite ideal
2 Comments on “Surpreenda seus convidados com o convite ideal
    • Boa tarde Rose!
      Nós trabalhamos com convites para diversas ocasiões – e para casamentos também, já que você pode se valer de um processo rápido e 100% online para enviar uma arte própria e receber seu material da mesma forma que planejou no site. Você pode, inclusive, conferir mais detalhes sobre os nossos designs já prontos de convites aqui. Quaisquer dúvidas mais, estamos dispostos a esclarecê-las! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *