24 de Junho – Dia das Empresas Gráficas

banner dia das empresas gráficas pequeno
Você sabia que no dia 24 de junho não se comemora apenas o dia de São João? Pois é, hoje também é o dia das empresas gráficas!

O nome para esta comemoração é Johannes Gutenberg. Este homem foi o criador do processo de impressão com caracteres móveis, chamados tipos (typos, do grego, tem significado próximo ao de “forma”, no português; inclusive tipografia, o nome como ficou conhecido este processo inovador de impressão, é a soma daquele termo com a palavra com graphei – “escrita”).

Considerado por alguns estudiosos como importante evento para o desenvolvimento do período Renascentista e para a Reforma Protestante – já que um dos primeiros incunábulos (assim chamados os livros e impressos produzidos nesta fase e com esta técnica de tipos móveis) foi o Novo Testamento, traduzido pela primeira vez por Martinho Lutero, que levou cinco anos para ficar pronto se valendo dos mecanismos citados – Gutenberg revoluciona os meios de impressão, pois qualquer livro era feito sempre manualmente pelos denominados copistas e, por conta da extensa e exaustiva mão de obra, os exemplares eram extremamente dispendiosos, custando o equivalente a algumas propriedades rurais na época.

A relativa popularização das várias obras, com o advento da imprensa, juntamente ao gradativo aumento da alfabetização, com o surgimento das escolas modernas, foram acontecimentos que tornaram possíveis, além de vários outros fatores de ordem filosófica e social e econômica, as múltiplas mudanças de pensamento que caracterizam o período.

Fato é que, ainda hoje, as gráficas têm um papel essencial na vida de cada um de nós e sequer damos conta disto. Altamente desenvolvidas, contam com profissionais especializados para atender aos vários tipos de atividades as quais desempenham. Na maioria das vezes, estes trabalhos prezam pela legibilidade e visual envolvente – a não ser que estejamos nos referindo a designs gráficos mais experimentais, cuja proposta transcende os preceitos de funcionalidade do texto, tornando-os relativos. Estão sob este viés nossos cartões de visita e leituras diárias que, se não fosse pelas as empresas gráficas que buscam constante aprimoramento nas tecnologias de produção visando acessibilidade, a simplicidade saborosa de ler o jornal no café da manhã, o networking no dia de trabalho e o capítulo daquele romance antes de dormir seriam muito mais complicad
os.

No entanto, são muitas as discussões acerca do futuro das gráficas, especulando o dia em que o impresso será totalmente vencido pelo digital. Talvez uma possível resposta seja “nunca”, porque o prazer que ainda temos de palpar o papel escrito na nossa frente ao invés de manusear um tablet não deixou de existir, o que acontece, portanto, é uma coexistência das duas possibilidades – que são ótimas em si. Para então compreender um pouco melhor toda essa questão, basta transportarmo-nos para a idade onde Gutenberg não existia, ouainda era um joalheiro. Parabéns a todas as empresas gráficas pelo trabalho e importância!

Comemoração

Como a maior empresa em produtos gráficos personalizados do Brasil, não poderíamos deixar de comemorar esta ilustre data!
Aproveite nossas ofertas para esse dia tão importante, clique no banner abaixo 😉

header dia das empresas gráficas

24 de Junho – Dia das Empresas Gráficas
Avalie

One Comment

on “24 de Junho – Dia das Empresas Gráficas
One Comment on “24 de Junho – Dia das Empresas Gráficas
  1. Pingback: Surpreenda seus convidados com o convite ideal | Zocprint

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *